- Publicidade -
16 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

AGILIDADE | Fórum de Poços implanta sistema que reduz burocracia

- Publicidade -
AGILIDADE | Fórum de Poços implanta sistema que reduz burocracia
Novo sistema irá diminuir quantidade de processos físicos (fotos: Tatiana Espósito/ Poços Já)

Um novo sistema eletrônico para tramitação de processos de execução penal deve otimizar e agilizar os serviços prestados no Fórum de Poços de Caldas. Essa é a ideia do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), implantado na comarca local, em evento realizado nesta segunda-feira (30), que contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais.

O SEEU vai impactar diretamente na rotina de serviço, integrando o trabalho do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, estabelecimentos prisionais e as polícias. O sistema, que hoje é bastante burocrático e deixa as secretarias lotadas de processos físicos, poderá trazer mais agilidade, praticidade, economia e segurança.

- Publicidade -

“O SEEU vem resolver um grave problema que já existia há muitos anos, que era  exatamente otimizar a execução penal para evitar que benefícios sejam retardados. Além disso, é um sistema que se interliga com outras comarcas e você tem condições de saber sobre eventuais penas do preso em qualquer outra comarca do estado”, destaca o desembargador.

Com o novo sistema, processos físicos estarão inseridos em um mesmo local, eliminando a movimentação que leva documentos de uma lado a outro e que deixa o sistema mais lento, além de utilizar quantidade extremamente significativa de papel. “A gente praticamente elimina papel, ou seja, há uma demonstração muito eloquente de que no sistema anterior a utilização de papel e de pessoal é muito maior do que com esse sistema eletrônico unificado de execução de pena”, comenta.

- Publicidade -

Haverá ainda um ganho no que diz respeito às garantias dos sentenciados, que assim como seus defensores, familiares e advogados, poderão acompanhar os processos, o vencimento dos prazos para usufruir de benefícios como progressão de regime e abatimento de dias remidos.

Evento no Fórum reuniu juízes, promotores, advogados e servidores

“Quem mais ganha com isso é o usuário do sistema, seja pela celeridade, seja pela precisão, seja também para que tenha tempo para outros assuntos que execução penal reclama, como a concessão dos benefícios no momento adequado, a averiguação correta e pontual disso, a verificação de tempo para fazer as audiências de justificação, a conferência de faltas, evitando a prescrição, evitando a morosidade. Eu acho que é um sistema simples que agora chega a Poços de Caldas como vai chegar em todas as comarcas mineiras, e nós entendemos que é um grande avanço, um momento importante na distribuição da justiça aqui Poços de Caldas”, afirma  Luiz Carlos Rezende e Santos,  juiz auxiliar da presidência do TJMG e coordenador do sistema de execução unificado em Minas Gerais.

- Publicidade -

Novo Fórum

O presidente do TJMG também visitou o local onde será construída a nova sede do Fórum de Poços de Caldas, no Jardim Country Club. O prédio terá seis andares e será construído em terreno com mais de 14 mil m², sendo 8,2 mil m² de área construída, e abrigará em um único local as atuais cinco varas cíveis, a 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais, a 2ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude, os Juizados Especiais e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), com capacidade para instalação de até 13 juízes.

O investimento estimado é de R$ 30 milhões. As obras, com previsão de início no primeiro semestre de 2019, durarão em torno de 780 dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Poços de Caldas hoje está com um Fórum totalmente ultrapassado, é um Fórum de 1.980 m² e vamos construir um  fórum para atender inicialmente a 13 varas, sendo que hoje nós temos nove varas espalhadas por alguns prédios na cidade. Vamos concentrar todo o trabalho do judiciário em um só lugar e lá nós temos condições de fazer, além de uma obra útil para a sociedade, uma obra que vai dar também uma boa visibilidade para Poços de Caldas”, ressalta o desembargador.

Sede atual fica na rua Pernambuco, Centro de Poços de Caldas

O post AGILIDADE | Fórum de Poços implanta sistema que reduz burocracia apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

Powered by WPeMatico

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!