Dr. Carlos Aterje alerta para problemas causados pelo cigarro

No Dia Mundial sem Tabaco, o médico oftalmologista explica os danos causados aos olhos pelo hábito de fumar
PUBLICIDADE

Neste Dia Mundial sem Tabaco, o médico oftalmologista Carlos Aterje alerta para os males que o cigarro causa à visão. São muitos e graves esses problemas, como degeneração macular, glaucoma, catarata e neuropatia óptica isquêmica.

Aterje explica que o cigarro é extremamente tóxico para o corpo humano. Além de causar câncer de pulmão, garganta e laringe, provoca arteriosclerose, que é o entupimento dos vasos sanguíneos.

Dr. Carlos Aterje afirma que cigarro provoca arteriosclerose, o que prejudica a visão (foto: Juliano Borges/Poços Já)

A degeneração macular é uma das principais causas de cegueira e está relacionada à idade, mas é acelerada no caso dos fumantes. “O cigarro facilita a formação de placas de gordura no sangue e lesiona a parede das artérias, o que causa diretamente o comprometimento da mácula e consequente perda de visão”, explica Aterje.

As toxinas provenientes do tabaco que chegam à visão também causam degeneração do cristalino, o que favorece o surgimento de catarata, e aumentam a pressão dos olhos, o que induz ao glaucoma.

“O nervo óptico recebe oxigênio e nutrientes por meio da corrente sanguínea, assim como acontece em todo o corpo humano. Quando a circulação é prejudicada e leva toxinas provenientes do tabaco, uma série de problemas pode surgir. Caso o nervo óptico seja lesionado, e isso também pode acontecer devido ao cigarro, pode aparecer ainda a neuropatia óptica isquêmica”, esclarece o oftalmologista.

O Centro Oftalmológico Carlos Aterje fica na rua Ceará, 188, Centro de Poços de Caldas. Mais informações pelo telefone (35) 3722-2808.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Falecimentos

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, de acordo com a Funerária Municipal

Don`t copy text!