- Publicidade -
18.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

50% dos prontuários eletrônicos ainda precisam ser instalados nos PSF’s de Poços

- Publicidade -

Faltam menos de dois meses para acabar o prazo do Ministério da Saúde para que todos os estados instalem prontuários eletrônicos nos Postos de Saúde da Família. Em Poços de Caldas, até o momento, foram instalados 50% dos computadores, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação da prefeitura.

A decisão do Ministério é de que os estados que não conseguirem completar as instalações a tempo deixem de ser beneficiados com verbas do governo federal. A pauta foi assunto na sessão da Câmara de terça-feira (18), quando o vereador Jonei Eiras (PSDB) fez um pedido de informações e se mostrou preocupado com o prazo apertado da Secretaria de Saúde para terminar o serviço. “Queria saber se alguma coisa já foi feita para isso. Acredito que isso, para todos nós, usuários da rede municipal de saúde, será bom porque vai ser interligado no país todo”.

- Publicidade -

O vereador ainda falou sobre a dificuldade dos exames realizados hoje: “Uma unidade de saúde não conversa com a outra. Se você vai na UPA, ninguém sabe que você já foi num posto de saúde ou em algum outro local de atendimento. Por isso fica mais difícil”.

A previsão da prefeitura é de cumprir o prazo. De acordo com o atual ministro da saúde, Ricardo Bastos, a implantação dos prontuários eletrônicos em todo Brasil vai gerar uma economia de cerca de R$15 bilhões por ano. Segundo o Ministério, o prazo final é dia 10 de dezembro e os municípios que não conseguirem cumprir as normas terão que apresentar justificativas e um plano de trabalho para evitar o corte de verbas destinadas a programas como o Saúde da Família e o Brasil Sorridente.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!