- Publicidade -
14.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cursinho comunitário Educafro abre inscrições

- Publicidade -

 

Inscrições devem ser realizadas na próxima semana (Foto: Daniel Souza Luz).
Inscrições devem ser realizadas na próxima semana (Foto: Daniel Souza Luz).

“A Educafro não só me trouxe conhecimentos didáticos, mas sim de humanidade e igualdade. Acrescentou em muito na vida acadêmica, com a entrada na UFRJ e também na minha vida pessoal com uma visão muito clara sobre o feminismo. Só tenho a agradecer”, comemora Neiva de Souza, aprovada neste ano em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O núcleo poços-caldense do curso pré-vestibular comunitário Educafro foi fundado em 2003 justamente para dar oportunidade a estudantes do ensino público a estudar em universidades públicas. As inscrições do curso, gratuitas, estarão abertas de 29 de fevereiro a quatro de março (de segunda a sexta-feira da semana que vem), do meio-dia às seis da tarde, no campus da UEMG, na rua Corumbá, 72, Jardim dos Estados.

- Publicidade -

Podem se inscrever estudantes de baixa renda provenientes da escola pública ou com bolsa integral em escolas particulares. É necessário levar uma foto 3×4 e cópias dos comprovantes de renda familiar (holerites de quem mora na mesma residência dos candidatos à vaga). A seleção segue não só critérios socioeconômicos, mas também étnicos e de idade, ou seja, ser afrodescendente e estar há mais tempo sem estudar conta para ser selecionado, para que o curso tenha caráter mais inclusivo.

Caso aprovado, há uma colaboração anual de R$ 50,00 – usada para manutenção material do cursinho. Todos os professores e coordenadores são voluntários. Não são cobradas mensalidades e as aulas começam em sete de março.

- Publicidade -

Mais informações sobre o voluntariado ou as inscrições podem ser obtidas ligando para 98803-3526, com Tiago, ou pelo e-mail educafropcaldas@hotmail.com

O que é Educafro

- Publicidade -

Educafro é um movimento social fundado na Baixada Fluminense nos anos 1990, cujo trabalho em rede pelo Brasil caracteriza-se em promover o acesso ao ensino superior em universidades públicas. Em Poços de Caldas há mais de doze anos, é uma organização não governamental (ONG) de fato, ou seja, não recebe qualquer tipo de verba do Estado, e fundada na cidade pela ONG Credhep (Centro Regional de Direitos Humanos e Educação Popular), já tendo funcionado no Colégio Jesus Maria José, na Casa das Irmãs Dominicanas e no Centro Catequético da Igreja São Judas Tadeu. O Educafro desvinculou-se do Credhep em 2011, mas manteve seu núcleo batizado como Laudelina de Campos Melo, uma homenagem à militante poços-caldense que fundou o primeiro sindicato de domésticas no país. Apesar do apoio da Igreja Católica, o curso tem caráter secular, não sendo critério de seleção a preferência religiosa. O Educafro diferencia-se também de um pré-vestibular convencional por possuir em sua grade uma disciplina denominada Cultura e Cidadania, na qual são abordadas questões sociais e discutidas soluções para superar as desigualdades através do pleno emprego dos direitos humanos. Entre as universidades públicas nas quais os alunos do núcleo local da Educafro já ingressaram estão a Unicamp, USP, Unesp, Unifal e UEMG.

 

Fonte: Educafro Poços de Caldas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!