19.1 C
Poços de Caldas

Gafanhotos invadem as ruas de Poços

PUBLICIDADE
Insetos encontrados em loja da rua Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas.
Insetos encontrados em loja da rua Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas (foto: João Araújo/Poços Já)

Há vários registros de invasão de gafanhotos pelo mundo, desde o Antigo Testamento, livro de Joel: “O que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto peregrino comeu”. O fenômeno está acontecendo em Poços de Caldas desde a semana passada e intriga os moradores locais.

As ruas estão cheias de gafanhotos da família Tettigoniidae, também chamados de “esperança”. De acordo com o pesquisador Paulo Pamplin, da Universidade Federal de Alfenas, campus Poços de Caldas, para determinar a causa e o tempo de duração deste fenômeno seria necessária uma pesquisa aprofundada. Porém, é possível afirmar que gafanhotos tem propensão a apresentar superpopulações de forma inesperada e abrupta.

PUBLICIDADE

“As causas podem ser diversas, como por exemplo área de monocultura que possa ser alimento para eles e pode facilitar esta proliferação. Realmente seria necessária investigação. O que chama a atenção é que seria muito mais comum encontrar este tipo de evento no período quente, diferente do tempo agora”, informou Paulo, que é doutor em Ecologia e Recursos Naturais.

O livro de Joel relata nuvens de gafanhotos que destruíram plantações inteiras. Em Poços de Caldas o problema não chega a ser tão grave. O pesquisador ainda conta que existiram relatos de superpopulações de gafanhotos em diversos locais do planeta, como África e Austrália. Atualmente ainda ocorre em outros pontos  do sul de Minas. “Em conversa com um colega biólogo da UNIFAL de Alfenas, ele também relatou que lá está acontecendo a mesma situação”, disse o pesquisador.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!