Rede Cegonha realiza capacitação nas comemorações do Dia Mundial da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove terça-feira (8), com início às 8h e 13h, curso de Capacitação Pré-Natal da “Rede Cegonha”, com a participação de 75 profissionais das áreas médica e de enfermagem, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades prosseguem na quarta-feira (9), também em dois horários, dentro das comemorações […]
PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove terça-feira (8), com início às 8h e 13h, curso de Capacitação Pré-Natal da “Rede Cegonha”, com a participação de 75 profissionais das áreas médica e de enfermagem, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades prosseguem na quarta-feira (9), também em dois horários, dentro das comemorações do Dia Mundial da Saúde, oficialmente registrado nesta segunda-feira (7).

As atividades iniciaram no dia 4 de abril, com capacitação pela manhã, e ao todo cinco turmas, com quatro horas de duração cada, participam dos encontros, que estão sendo realizados na sala de Educação Permanente no Samu. Os módulos contam com a participação também de médicos ginecologistas, que atendem gestantes no ambulatório de pré-natal de alto risco.

PUBLICIDADE

A secretária Municipal de Saúde, Fátima Livorato, informa que capacitação visa melhorar o atendimento à gestante, por isso, durante os módulos são debatidas situações clínicas e atualizações teóricas, além de critérios para encaminhamentos em casos de pré-natal de alto risco. Segundo ela, também são destaques nos encontros temas como diabetes, hipertensão arterial, infecção urinária e toxoplasmose.

PUBLICIDADE

Livorato ressalta que esta forma de capacitação propicia a integração dos serviços e fortalecimento do trabalho em rede. Para a secretária, a gestante de alto risco deve ser acompanhada tanto pelo serviço especializado, como também manter vínculo com a equipe da Saúde da Família e UBS. “Após esta etapa teórica serão implantados processos de acompanhamento das equipes, com apoio de ginecologistas, o chamado apoio matricial”, comentou.

Rede Cegonha

A implementação da Rede Cegonha no programa de assistência à saúde do município teve início em 2013, com implantação do teste rápido de gravidez e coleta exame de toxoplasmose (triagem) nas Unidades de Saúde da Família e nas UBS, o que facilitou o diagnóstico precoce. Também foram realizadas capacitações para procedimentos de pré-natal de baixo risco e do protocolo de pré-natal.

Fonte: ACS Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Confira as informações da Funerária sobre os últimos falecimentos

PUBLICIDADE
Cervejaria pode triplicar de tamanho

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Cervejaria pode triplicar de tamanho Inaugurada…

Don`t copy text!