Neste sábado (6), acontece o tradicional Encontro de Companhias de Santos Reis, a partir das 12h30, na Igreja Matriz. Neste ano serão nove companhias participantes, entre elas a Cia. de Reis Côrrego Dantas, Cia de Reis Brasil Esperança, Comunidade dos Três Reis Santos, Cia. de Reis Ditinho e a Cia. de Reis Curumbi.
O encontro é uma tradição mineira sendo até mesmo reconhecida como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado de Minas Gerais pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural – Conep.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o evento encerra as programações natalinas, dando início também à retirada dos enfeites de Natal.
Confira a programação completa:
12h30: Cia. de Reis Côrrego Dantas (Tiaozinho)
13h00: Cia. de Reis Brasil Esperança (Sr. Amadeu)
13h30: Comunidade dos Três Reis Santos (Sabiá)
14h00: Cia. de Reis Ditinho
14h30: Cia. de Reis Curumbi
15h00: Cia. de Reis Pedro Gomes da Silva
15h30: Cia. de Reis Caminhando na Estrada de Jesus (Zé Cláudio)
16h00: Cia. de Reis José Vitor da Silva
16h30: Cia. Reis Antônio Cassimiro
Homenagem aos Reis Magos
A folia de reis, como é popularmente conhecida, é uma homenagem aos Reis Magos. Especificamente no dia 06 de janeiro se comemora em todo país o Dia de Reis, que segundo a crença cristã é considerada a data em que os três Reis Magos, Belchior, Baltazar e Gaspar, visitaram o menino Jesus, guiados pela Estrela de Belém no céu. De acordo com a crença, os três Reis ofereceram ouro, incenso e mirra de presente ao menino Jesus. A folia de reis tem origem europeia e foi introduzida no Brasil a partir do século 19, tornando-se um costume folclórico e religioso de grande devoção, especialmente em Minas Gerais.