Carnabebê apresenta o carnaval para as crianças nascidas durante a pandemia

Carnaval

 

Atração para os pequenos foliões se consolida na programação carnavalesca de Poços (foto divulgação)

 

Um retorno para esquentar o coração dos pequenos e também das mamães, dos papais, das titias e titios, dos vovôs e vovós. E ainda para encher de alegria e esperança os artistas da Cia. Brincanto, responsável pelo sucesso do Carnabebê 2023, este ano na programação do Carnaval de Poços de Caldas nos quatro dias de folia.

Em novo local, na praça dos Imigrantes, ao lado do xadrez gigante, com estrutura preparada com muito carinho e cuidado, que incluía até mesmo piso próprio para o evento, pensada para garantir o conforto e a segurança do público infantil e suas famílias, o Carnabebê foi sucesso de público, com espaço lotado em todas as quatro apresentações.

A criançada caprichou na fantasia e, principalmente, na alegria. Em contrapartida, a Cia. Brincanto se esmerou para oferecer uma atração voltada para os pequenos, como forma de preservar a tradição do carnaval, com seus ritmos e histórias. “Para a Cia. Brincanto foi muito mágico poder voltar e encontrar tanta receptividade, tanto carinho, tantos familiares, pais, mães, avós, tios dispostos a apresentar o carnaval para os filhos que nasceram durante a pandemia, que passaram esses dois anos isolados. Muitos ali estavam descobrindo o carnaval pela primeira vez e foi muito emocionante poder participar desse momento das famílias, poder disseminar a nossa cultura, essa sementinha do folclore e, ao mesmo tempo, encontrar tanta energia positiva, naquele ambiente tão acolhedor”, destaca Bia Câmara, idealizadora do Carnabebê e integrante da Cia. Brincanto.

Na programação do Carnaval de Poços de Caldas desde 2015, o Carnabebê foi crescendo e passou a ocupar novos espaços e novas datas até chegar ao formato atual, com apresentações todos os dias da folia. De 2015 a 2019, a atração foi realizada na antiga estação ferroviária e em 2020 passou para a rua São Paulo. Após dois anos sem carnaval, o Carnabebê retornou agora em novo palco.

“Os dois anos de pandemia foram muito complexos e poder retornar é como se sentir vivo de novo, é o ar que a gente respira, o nosso trabalho é a nossa paixão. Então, estar novamente ali compartilhando tanta alegria foi muito especial”, celebra a atriz e diretora teatral Bia Câmara.

A cargo da Cia. Brincanto, o Carnabebê mescla instrumentos como violão, teclado e saxofone junto a brinquedos como chocalho e xilofone. As atividades são lúdicas e visam promover a interação com os pais e crianças, com repertório adequado aos pequenos, no sentido de estimular a coordenação e a criatividade.

“Sem dúvida, o Carnabebê retorna com grande sucesso. As crianças puderam brincar, dançar, cantar e se divertir com segurança, junto das famílias, neste novo espaço, que recebeu diversas atrações especialmente para o público infantil, como apresentações teatrais e o Estação Folia, além do Carnabebê”, ressalta o secretário municipal de Turismo, Ricardo Fonseca.