Criado em 2006 pela premiada compositora Maria Helena Rosas Fernandes, o Encontros com a Música está de volta nos dias 19, 20 e 21 de novembro. As três apresentações acontecem no Teatro do Palace Casino, em Poços de Caldas, com entrada gratuita.
‘Um amor que o vento não levou’
O evento será aberto na sexta-feira (19), às 20h, com a estreia de ‘Um amor que o vento não levou’, musical inspirado na história de Maria Helena e Cláudio Fernandes, casal que se conheceu em 1952 e que se reencontrou anos mais tarde em uma rua do Rio de Janeiro. A partir daí, iniciaram um romance baseado na troca de duas cartas semanais e dois encontros anuais, resultando em um casamento de quase cinco décadas, sendo boa parte vivendo em Poços.
Dividido em sete atos, o musical será encenado pela soprano Magda Belloti e pelo tenor Ossiandro Brito, músicos que integram o corpo estável do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhados pela pianista Talitha Peres. A direção cênica é de Sérgio Di Paula.
‘Eternamente Gershwin’
No sábado (20), também às 20h, o Encontros com a Música recebe o concerto ‘Eternamente Gershwin’, uma seleção dos 12 maiores sucessos compostos pelo americano George Gershwin, com quase todas as canções extraídas de musicais da Broadway. No repertório, músicas como ‘Summertime’, ‘Porgy & Bess’, ‘Of thee I sing’, ‘Someone to watch over me’, entre outras, conduzidas pela voz marcante de Magda Belloti, pela sensibilidade musical da pianista Talitha Peres e pela teatralidade do ator Sérgio di Paula.
Banda sinfônica
Fechando a programação, no domingo (21), às 19h, acontece o concerto de encerramento com a Banda Sinfônica do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, de Poços de Caldas, sob regência do maestro Juliano Barreto. O grupo, formado por professores, alunos e músicos convidados, se apresenta com músicas de concerto do mais alto nível de excelência, desde grandes aberturas, suítes e fanfarras, até os conhecidos temas de filmes, rock e grandes musicais.
A banda prepara novidades para a apresentação, como uma homenagem a Aldir Blanc, compositor brasileiro que morreu em maio do ano passado, vítima da covid-19, e que dá nome à lei de emergência do setor cultural.
O Encontros com a Música tem curadoria de Maria Helena Rosas Fernandes, direção de Siomara Bonafé, produção cultural de Juliano Silva e é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através do Ministério do Turismo.