O fotógrafo poços-caldense Léo Felipe é um dos artistas participantes da exposição “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”, que acontece na sede do Instituto Moreira Salles (IMS) em São Paulo (SP). Os trabalhos podem ser visitados até 30 de janeiro.
A mostra apresenta a trajetória e produção da escritora, por meio de diferentes linguagens artísticas. Após 12 anos de pesquisa, a seleção reúne fotografias, manuscritos, vídeos e material documental.
Outro aspecto é a inclusão de obras que dialogam com a produção de Carolina. Léo Felipe foi convidado depois de viralizar na internet com a releitura de uma fotografia que reúne Carolina Maria de Jesus e Ruth de Souza. A exposição aborda a importância da escritora para pautas como antirracismo, as lutas pelo letramento e por moradia.
“É com certeza o momento mais importante da minha carreira, afinal é a maior exposição sobre Carolina Maria de Jesus da história. Querendo ou não, a arte é embranquecida e elitizada. Ter uma exposição com 90% dos artistas pretos é muito significativo”, comentou o fotógrafo.
A exposição integra também a programação expandida da 34ª Bienal de São Paulo, que pode ser visitada gratuitamente no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, Parque Ibirapuera, até 5 de dezembro.