Desde do início das obras de revitalização da Praça dos Macacos, a Feira de Artesanato de Poços de Caldas (Fearpo), estava sendo realizada aos domingos e feriados, na rua Barros Cobra. Neste domingo (16) os expositores retornam para a praça, que está toda reformulada.
Atendendo aos pedidos dos expositores, os canteiros foram readequados para que a área útil aumentasse. Além disso, a Praça dos Macacos não tem mais buracos e deformidades no piso, acumulando água, e está acessível aos deficientes físicos. “Suspendemos o piso da praça, eliminamos os degraus do Fontanário, que é o elemento central da nossa história por causa da água sulfurosa. Agora ele está totalmente acessível, no mesmo nível da praça”, explicou o arquiteto João Neves, responsável pelo projeto.
Os expositores receberão o novo layout sobre a disposição de cada barraca para que todos se acomodem da melhor maneira possível. Vale lembrar que a rede de água da Praça foi totalmente restaurada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) e que, com as novas tubulações, estão disponíveis mais pontos de irrigação.
Um novo projeto de iluminação também foi implantado pelo Departamento Municipal de Eletricidade (DME). O palco, onde são realizados eventos culturais diversificados, está maior, com 15 metros de comprimento, e ainda ganhou uma rampa de acesso e estampagem do piso no padrão de tábuas corridas.Todo o projeto de revitalização da Praça dos Macacos foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact).
Ainda faltam poucos detalhes para o fim da revitalização. Segundo a prefeitura, a chuva intensa dos últimos dias atrasou os trabalhos de conclusão, mas a inauguração oficial da reforma da Praça do Macacos será na sexta-feira (21). O Cortejo do Rei Momo, que às 18h recebe a chave da cidade na Prefeitura, seguirá para a Praça dos Macacos acompanhado da Charanga dos Artistas.