A exposição Retratos da Terra será destaque, de 23 de agosto a 14 de setembro, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. A entrada é gratuita. A exposição é o resultado do projeto de mesmo nome, realizado em Poços no mês de abril, com a participação de jovens moradoras do bairro São José, que frequentam o programa Maria Cinderela, oferecido pela Associação de Promoção Humana e Ação Social (Aphas). O patrocínio é da Alcoa, que escolheu a cidade para receber o projeto.
Durante algumas semanas, 21 jovens participaram de um workshop e receberam formação técnica sobre fotografia. O grupo saiu a campo para registrar imagens da cidade, cuidadosamente escolhidas para mostrar a comunidade local e os aspectos que caracterizam a cultura de Poços de Caldas. O material então passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história poços-caldense. Bruno Alves, fotógrafo da cidade, também foi convidado para apresentar o olhar de um artista local sobre o tema.
“A Alcoa valoriza as comunidades em que atua. Por isso, incentivar projetos como o Retratos da Terra, que fazem com que os cidadãos amplifiquem seus olhares sobre seus territórios e deixem seu legado como forma de arte para a cidade, é muito importante para reforçar a preocupação da empresa com a sociedade”, diz Michelle Shayo, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Alcoa.
A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos na comunidade, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão. Bacci também apresenta na exposição fotos feitas durante sua passagem pela cidade.
“A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes como pontos turísticos, a produção de cristal com a técnica de Murano e festas populares”, explica Karina Bacci, curadora do projeto.
“O objetivo é estimular os jovens a se colocarem perante a sociedade como cidadãos protagonistas. Para isso, devem conhecer e entender de sua realidade e cultura”, completa Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio da Alcoa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serviço
O quê: Retratos da Terra
Quando: de 23 de agosto (abertura às 16h) a 14 de setembro – horários de visitação: terças a sextas, das 8h às 18h; sábados, das 12h às 18h e domingos, das 8h às 14h.
Onde: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (rua Padre Henry Moton, s/n, Centro)
Quanto: entrada gratuita