Estão abertas as inscrições para a mostra competitiva de filmes que ocorre dentro da 5ª edição do Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas, o Festcine, que neste ano está marcado para os dias 8, 9 e 10 de novembro, com entrada gratuita. As inscrições vão até o dia 12 de outubro.
A mostra exibirá e premiará trabalhos lançados entre o período de janeiro de 2018 a Outubro de 2019 em circuito nacional. Podem concorrer filmes de temática livre com duração curta, de até 30 minutos.
De acordo com o organizador do Festcine, Bruno Benetti, todos os filmes previamente inscritos estarão concorrendo e serão avaliados pelo júri em quesitos como melhor filme, melhor fotografia, direção destaque, roteiro destaque, voto popular e melhor documentário.
“Estamos animados com esta mostra, que chega ao quinto ano em Poços de Caldas e vem para celebrar o cinema, além de fomentá-lo também na região. As inscrições estão abertas através do nosso site e temos recebido produções muito boas. Esperamos receber ainda mais e seguir fazendo cinema”, destacou.
Além da mostra competitiva, o Festcine oferece também oficinas, palestras e debates sobre cinema e o mercado audiovisual. As inscrições também devem ser feitas antecipadamente.
Mostra estudantil
Outra novidade é que na próxima semana o festival abre também as inscrições para a Mostra Estudantil de Cinema, que trabalhará com filmes feitos em aparelhos de celular e com duração de até cinco minutos.
Conforme o organizador da mostra, Bruno Benetti, os estudantes interessados em participar devem formar turmas de até quatro pessoas e o tema é livre. “Nossa ideia é ampliar a mostra e também o fazer cinematográfico, mostrando que todos podem criar e realizar, por isso escolhemos formatos feitos com celular, para democratizar o acesso”, destacou.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 12 de outubro. Os filmes vencedores serão premiados com troféus Festcine.
Sobre o Festcine
O Festcine ocorre em Poços de Caldas desde 2015 e é realizado pelo Instituto Benetti e pela Alterea Filmes, com patrocínio do DME através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a Secretaria de Turismo. O evento tem apoio da Cristais Cá d’Oro e Won Marketing Inteligence.
Em cinco anos o Festcine já recebeu cerca de 1 mil filmes para exibição e um público de quase 5 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é receber pelo menos 1 mil pessoas durante os três dias de evento.
Já passaram pelo festival cineastas de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Pouso Alegre, Campinas, Caconde, Nova Resende, entre outras. O festival também já recebeu atores e cineastas como Letícia Colin, Nalini Narayan, Natali Pazete, Lucas Gama, Fernando Mendonça , Euler Santi, Gastão Coimbra, Carlos Primati, Luiz Fernando Alvez Pinto, entre outros.
Serviço – As inscrições para a mostra e também para as oficinas podem ser feitas através do site.