Esta sexta-feira (24) homenageia uma bebida tão tradicional que faz parte da cultura e da história brasileira. Hoje é o Dia Nacional do Café!
Entre coados e expressos, o café fica cada vez mais forte no mercado poços-caldense, inclusive com a valorização dos produtos regionais e de maior qualidade. Por isso, fomos a três casas locais e experimentamos opções que vão te fazer começar o dia com muita disposição! Ah, nesses dias frios o café fica melhor ainda.
Casa do Colono
Rua Junqueiras, 150
A Casa do Colono comercializa o próprio café, produzido na Fazenda Rio Pardo. Por acompanhar todo o processo, da plantação à mesa, a marca propõe uma experiência mais caseira.
O cliente vê de perto o café sendo coado, no pano, e bebe na xícara de alumínio. O pó ainda é reaproveitado, na produção de sabonetes artesanais. O sabor é suave, o café desce macio e confortável, assim como propõe o clima da casa.
Tradi Café
Mercado Municipal (rua Santa Catarina)
O segundo piso do Mercado Municipal reserva aos visitantes grandes experiências gastronômicas. Entre elas está o Tradi Café, que trabalha com produtores da região. O cliente pode escolher entre diferentes métodos de preparação, que proporcionam resultados diferentes para o mesmo pó.
A sugestão da Tradi para o Divirta-se foi o catuaí vermelho produzido na Serra do Selado, preparado na cafeteira Globinho. Com visual que lembra as aulas de química na escola, o equipamento é composto por dois globos de vidro. A chama na base esquenta a água, que sobe para o globo superior. Neste momento, o café é misturado e ocorre a infusão. Em seguida, o vácuo puxa o líquido de volta para baixo, de onde o café é servido. O resultado é a acentuação das notas cítricas e florais.
Âncora Coffe House
Rua Rio Grande do Sul, 1102
O Âncora é um dos principais responsáveis na valorização dos cafés especiais para os consumidores de Poços de Caldas. A casa, ao mesmo tempo acolhedora e movimentada, tem vasto cardápio. Experimentamos o catuaí amarelo produzido na Fazenda Recanto, em Machado (MG). Inclusive, a relação da casa com os produtores é de proximidade e admiração, na busca constante para o desenvolvimento de produtos ainda melhores.
O café foi preparado na prensa francesa, que pede moagem espessa. Na caneca com quantidade generosa, a bebida é mais encorpada e dá dose extra de energia.