A 17ª Semana Nacional de Museus começou na segunda-feira (13) e segue até domingo (19). Em Poços de Caldas, a programação inclui o Museu Histórico e Geográfico, o Instituto Moreira Salles e o Memorial Padre Carlos, com apresentações, palestras, oficinas, rodas de conversa e exibição de filmes.
Confira a programação completa:
Museu Histórico e Geográfico
Rua Padre Henry Mothon, Vila Junqueira
Quarta-feira
15h – “Contos pouco contados”: peça de teatro que aborda o folclore brasileiro e suas tradições.
20h – Exposição “Hip-hop em cine – o futuro é hoje”: o projeto conta com a exibição de um vídeo documentário autoral do grupo, além de show e uma roda de conversa com os usuários sobre a cultura do hip-hop.
Sexta-feira
20h – Don’s Maria e convidados debatem a posição da mulher na cultura do Brasil. Depois, show de Tine Taga interpretando canções de grandes mulheres da música brasileira.
Sábado
16h – App Fem Help: Apresentação do aplicativo que utiliza os recursos digitais na luta feminista, em roda de conversa sobre a influência das mídias digitais pelas mulheres na militância.
18h – “Ovídio e a relação com a mulher”: análise da obra ‘A Arte de Amar’, do poeta romano do início da era cristã que fala dos direitos da mulher desejar de forma igual ao homem e a relação com o feminismo da atualidade.
Domingo
10h – Oficina de danças folclóricas: o projeto visa divulgar as danças e ritmos musicais de tradições afro-brasileiras que, cada vez mais, estão ficando restritos a pequenos grupos.
Instituto Moreira Salles
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados
Exposição “Quatro Artistas Paulistas” – mostra reúne trabalhos de Ana Calzavara, Celina Yamauchi, Marcia Cymbalista e Marco Buti, com pinturas, desenhos, fotografias, gravuras e vídeos.
Quarta-feira
19h – Exibição do curta-metragem “O homem da fé – a obra de Amadeu Francisco”, que apresenta o universo cultural de Seu Amadeu, catireiro, caixeiro de Folia de Reis, rezador e produtor de remédios naturais.
19h30 – Roda de conversa “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.
Memorial Padre Carlos
Avenida José Remígio Prézia, 120, Santana
Terça a Sexta-feira
7h30 às 16h30 – Visitação com monitores
Quinta-feira
14h – Oficina “História oral na importância de resgate de tradições”