O Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) começa no próximo sábado (27), com uma extensa programação de palestras, encontros e lançamentos de livros. Os ingressos, que devem ser trocados por livros, já estão esgotados para o evento com o filósofo Mário Sérgio Cortella, que será dia 30 de maio, mas ainda há muito o que aproveitar no festival. Por isso confira cinco palestras imperdíveis, com ingressos ainda disponíveis, todas no Espaço Cultural da Urca.
Zeca Camargo
Quando: 28 de abril (domingo), às 15h30
Tema:”Literatura biográfica – Elza Soares conta a sua história a Zeca Camargo”
Por que é imperdível: Zeca Camargo, um dos maiores jornalistas brasileiros quando o assunto é música, sabe em detalhes sobre a vida da cantora Elza Soares, de quem escreveu a biografia. Ótima oportunidade para saber mais sobre a vida intensa da cantora e os bastidores da reportagem.
Elisa Lucinda
Quando: 28 de abril (domingo), às 17h
Tema: “O livro do avesso, o pensamento de Edite”
Por que é imperdível: a escritora e atriz Elisa Lucinda lança seu livro exclusivamente no Flipoços. A obra trata do combate ao racismo e conservadorismo que prejudicam a vida da protagonista Edite.
Cristina Serra
Quando: 29 de abril (segunda-feira), às 18h30
Tema: “Tragédia em Mariana e Brumadinho”
Por que é imperdível: Cristina Serra é autora do livro “Tragédia em Mariana: a história do maior desastre ambiental do Brasil” e uma das maiores referências jornalísticas também quanto ao crime que aconteceu em Brumadinho e a realidade das mineradoras, incluindo a influência dessas grandes empresas no país.
Alonso Salazar
Quando: 1 de maio (quarta-feira), às 19h30
Tema: “A abordagem do narcotráfico pelo jornalismo literário”
Por que é imperdível: Alonso Salazar é ex-prefeito da segunda maior cidade colombiana, Medellín, e ainda biógrafo de Pablo Escobar, com o livro “Pablo Escobar – ascensão e queda do grande traficante de drogas”. Quer mais motivos? Ele estará junto de Allan de Abreu, autor de “Cocaína – Rota Caipira”.
Nelson Motta e Fernando Gabeira
Quando: 4 de maio (sábado),às 19h
Tema: “50 anos de sexo, drogas e política”
Por que é imperdível: a expectativa é alta para este encontro inédito! A amizade entre os dois jornalistas é o principal assunto da palestra, que promete reviver momentos marcantes da boemia e loucuras da dupla.
A programação completa pode ser conferida neste link.