O jornalista e escritor Xico Sá já tem presença confirmada na 14ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. O festival acontece entre os dias 27 de abril e 05 de maio e este ano tem como tema “Literatura sem Fronteiras” Ele dividirá a mesa com o escritor, músico e professor Decio Zylbersztajn no dia 04 de maio, às 14h30, na Arena Cultural. A mediação é de Marcelo Nocelli e a entrada é gratuita.
A mesa discutirá “Transformação e das mudanças humanas”. Após o bate-papo, o premiado escritor Xico Sá lança o livro “Sertão Japão”, retornando às origens do haikais, da geração mimeógrafo dos anos 1970. A nova obra, lançada em um selo independente, reflete sobre as semelhanças reais, fictícias e imaginárias entre o nordeste brasileiro e o mundo oriental.
“O nordestino que se torna mestre na culinária japonesa de São Paulo foi o estalo inicial dessa viagem poética”, disse Xico Sá. “O livro explora as semelhanças entre samurais e cangaceiros, as paisagens das montanhas orientais e o deserto do semiárido, além de revelar flagrantes das estações do ano nos dois universos”, acrescentou.
Militante do movimento da poesia marginal ou mimeógrafo no Recife, cidade onde viveu a juventude, o autor publica “Sertão Japão” pela Casa de Irene edições, um selo independente criado este ano por ele e Larissa Zylbersztajn. O nome é uma homenagem à filha dos dois, de um ano e três meses.
A obra tem ilustrações da artista paulistana Thais Ueda e xilogravuras do cearense José Lourenço, diretor da Lira Nordestina, a mais importante oficina de cordel do Brasil.
Ao lado de Xico Sá, o professor e escritor Decio Zylbersztajn fala sobre sua obra. Ele tem publicados os livros de contos “Como são cativantes os jardins de Berlim” e “Acerba Dor”.
Para a curadora do evento, Gisele Corrêa Ferreira, esta é uma mesa muito bem recebida.
“É uma honra termos autores contemporâneos no nosso festival e tratar das obras recentes deles. Estamos muito felizes em recebê-los e tenho certeza que é um anseio do público também”, destacou.