Tem início neste sábado (30) o projeto Turismo em Cena. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas, será apresentado pela Companhia de Teatro Máscaras Vivas e pelo grupo Monteiros e Lobatos.
A Máscaras Vivas faz um convite aos moradores e turistas para acompanhar e conhecer mais sobre a história da passagem de Dom Pedro II pelo município. Os atores saem da estação Fepasa no sábado, às 10h, e seguem em um percurso de 2,2 km. A ideia é que as pessoas sintam como se estivessem na Poços daquela época, bem diferente de hoje, mas que já almejava o desenvolvimento atual. A visita da corte foi importante para dar destaque à cidade, que já chamava atenção pelas águas.
Segundo relatam os historiadores, Dom Pedro II ficou dois dias em Poços. Chegou em 22 de outubro de 1886, acompanhado da Imperatriz Tereza Cristina e comitiva para a inauguração do Ramal de Caldas da Estrada de Ferro Mogyana. Por isso, o passeio do Projeto intitulado pelo grupo Máscaras Vivas de “Com o Pé na História”, terá início na Estação Fepasa com os atores vestidos com um figurino da época.
O Imperador passou pelo Balneário Pedro Botelho, próximo de onde estava hospedado, depois visitou a fonte Sinhazinha, na Rua Sete de Março, atual Rua Pernambuco, o Morro do Itororó, onde é a Praça da Igreja de São Benedito, a oficina de tornearia da empresa Balneária, a Fonte dos Macacos, a Cascatinha e a Cascata das Antas. “Para nós é uma honra contar e recontar esta intrigante história que marcou Poços de Caldas e estimulou o turismo até os dias de hoje”, comenta a coordenadora da Companhia Máscaras Vivas, Elisângela Virga.
Apresentações
A apresentação “Caminho do Imperador – Com o pé na história” acontece nos dias 30 de junho, 14 e 28 de julho, às 10h, partindo da Estação Mogiana/Fepasa.
O Grupo de Teatro Monteiros e Lobatos, sob a coordenação de Clistenis Betti, apresenta “Caminho Ares, Águas e Lugares – histórias, causos e lendas”. A apresentação destaca as águas termais e percorre o Parque José Affonso Junqueira e prédios históricos que compõem o complexo de 1929: Thermas Antônio Carlos, Palace Casino e Palace Hotel, entre outros locais. As apresentações acontecem nos dias 7 e 21 de julho, sempre às 10h, saindo da Estação Fepasa.