FLIPOÇOS | Nadadora Joanna Maranhão participa de mesa sobre abuso sexual

Literatura
Nadadora vai comentar abuso sofrido na infância (foto: divulgação)

A 13ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que acontece entre os dias 28 de abril a 6 de maio, recebe a nadadora Joana Maranhão. Ela participará da mesa “Literatura e informação contra abuso sexual”, juntamente com escritora Andrea Viviana Taubman, do livro infantil “Não me toca, seu boboca!”, e do promotor de Justiça Sidnei Boccia. O bate-papo acontece no dia 1º de maio, às 15h30, no espaço Cultural da Urca.

A nadadora Joanna Maranhão revelou, em 2015, ter sofrido abuso sexual aos nove anos de idade.  A pernambucana, filha de uma médica geriatra, começou a nadar com três anos. Aos 12 já competia em um Pan-Americano e aos 17 em uma Olimpíada. Aos 19, tentou se matar. Hoje, aos 30, está entre as 12 melhores atletas do ranking mundial de 2017. Voltou a competir e fala sobre a conquista da liberdade, mesmo após o trauma do abuso, sofrido quando ainda era criança com um ex-treinador.

O livro da escritora Andrea Viviana Taubman foi lançado no final de 2017 e usa uma linguagem simples e própria da criança para narrar uma situação de violência sexual. A obra utiliza-se de personagens do mundo animal para abordar um dos temas mais recorrentes e preocupantes no país e destaca a percepção de um toque indesejado de alguém da família da protagonista.

A conversa será mediada pelo promotor de Justiça Sidnei Boccia, que por anos atuou à frente da Vara da Infância e Juventude em Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *