TEATRO | Peças de Shakespeare serão apresentadas com entrada gratuita

Manchete Divirta-se
“A Tempestade” será apresentada no sábado (foto: Ana Souza).

Para celebrar o aniversário de Poços de Caldas, o Núcleo de Pesquisa Teatral apresenta duas peças, com entrada gratuita, no próximo final de semana. As montagens de “A Tempestade” e “A história de amor de Romeu e Julieta”, adaptadas da obra de William Shakespeare, levam ao público histórias clássicas por meio de linguagens contemporâneas.

Uma das marcas do Núcleo é realizar ao vivo a trilha sonora e a sonoplastia, com instrumentos de corda, sopro e percussão, entre outros. “Buscamos criar ambientes que levem o público para dentro das histórias. As músicas deixam ainda mais misteriosas as cenas de ‘A Tempestade’. Além disso, nossa montagem de ‘Romeu e Julieta’ é encenada por palhaços que, também utilizando a sonoplastia, fazem o público rir do início ao fim”, comenta o diretor do grupo, Nando Gonçalves.

Espírito Ariel serve ao mestre Próspero (foto: Ana Souza).

A Tempestade

A última obra escrita pelo dramaturgo inglês será apresentada no Espaço Cultural da Urca, às 20h30 de sábado (4), com patrocínio da Climepe Total e apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Após ser expulso de seu ducado, o mago Próspero é exilado em uma ilha. Anos depois, com a ajuda de seu servo, ele trabalha para retomar o que é seu das mãos do usurpador e proteger sua filha, além de lidar com um escravo estranho, um pretendente a noivo e três bêbados trapalhões.

A montagem é uma das vencedoras do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro 2016 e também venceu seis categorias no I Prêmio AATA de Teatro Amador, em Espírito Santo do Pinhal (SP), e sete prêmios do IV Festival Regional de Teatro Amador Leilah Assumpção, de São João da Boa Vista (SP), incluindo o de melhor espetáculo.

O elenco é formado por Aria Nery (Antônio), Fernanda Franz (Trínculo), Gui Guerriero (Ariel), Nanda Dearo (Caliban), Júlia Cristina (Miranda), Júlia Montezano (Sebastian), Juliano Borges (Estéfano), Lino Bento (Alonso), Marcelo Ambrósio (Ferdinando) e Rafa Falz (Gonçalo).

Palhaços contam romance de Romeu e Julieta (foto: Ana Peres).

A história de amor de Romeu e Julieta

Trilha sonora e sonoplastia são executadas em cena (foto: Ana Peres).

Talvez este seja o enredo mais famoso entre os criados por Shakespeare, mas se engana quem pensa que a montagem do Núcleo seja óbvia. A partir do cordel criado por Ariano Suassuna e de atores e atrizes palhaços, o grupo conta a história de amor proibido com muito humor. A apresentação será domingo (5), também na Urca, às 17h, e acontece por meio do programa de patrocínios da DME.

O espetáculo foi o grande vencedor do Festival de Teatro nas Escolas Municipais (FETEM) de 2016, com prêmios nas categorias melhor espetáculo, sonoplastia, ator revelação (Juliano Borges), melhor atriz (Nanda Dearo) e melhor diretor (Nando Gonçalves).

Estão no elenco Ana Carolina Siqueira (ama), Aria Nery (jardim), Gui Guerriero (Mercúcio), Nanda Dearo (Julieta), João Araújo (Montéquio), Júlia Cristina (senhora Montéquio), Júlia Montezano (senhora Capuleto), Juliano Borges (Capuleto), Lino Bento (padre), Marcelo Ambrósio (Romeu) e Rafa Falz (conde Páris).

Os dois espetáculos são dirigidos por Nando Gonçalves, com codireção de Luciana Rossi (Fiandeiras Produtora Cultural).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *