A temporada de apresentação da Sinfonia Fantástica, a Sinfonia das Águas, que sempre iniciou no primeiro semestre, excepcionalmente neste ano teve sua estréia adiada para o dia 25 deste mês. O motivo: a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas que realizou a apresentação do evento durante dez anos, teve suas atividades suspensas desde o final de 2016, resultado de uma divergência referente às exigências na prestação de contas por parte de seu patrocinador, uma controvérsia sobre notas fiscais ou recibos com firma reconhecida. Como ainda não houve resolução para esse impasse, a solução encontrada pelo idealizador e diretor artístico do evento, o maestro Agenor Ribeiro Netto, foi realizar a Sinfonia Fantástica, apresentada pela Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, que também é regida e dirigida por ele e que tem em sua composição 27 músicos titulares da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas que tocam nas duas orquestras.
“O patrocínio da Lorenzetti, através da Lei de Incentivo à Cultura, já havia sido oficializado desde o ano passado, portanto, seria uma pena não realizar o evento, e a devolução de um presente tão significativo para a cidade de Poços de Caldas e para os turistas que a visitam e prestigiam o evento que já é cartão postal não só do sul de Minas Gerais, mas de todo Brasil”, conta o maestro.
O retorno da Sinfonia alegrou não só os poços-caldenses e turistas, que aguardavam ansiosos pela volta do espetáculo, mas também os artistas envolvidos na apresentação. “São dez anos fazendo esse evento que para quem é poços-caldense, já sente como se o Sinfonia fosse um patrimônio da cidade, e de fato é. Estávamos já com saudade do espetáculo e do carinho do público”, declarou Pollyana Santana, violinista da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas e da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista.
A Sinfonia Fantástica é o espetáculo musical que está há mais de dez anos em cartaz e soma em suas mais de 60 edições um público de quase meio milhão de expectadores. Com mais de 250 profissionais envolvidos na realização do evento entre músicos, bailarinos, atores e operadores de luz e som, o espetáculo ainda conta com 220 trabalhadores locais que ocupam funções que vão desde a montagem até a organização e produção artística.
Nesta edição, a Sinfonia Fantástica, leva ao palco um repertório que relembra os momentos mais emocionantes de toda a sua trajetória. Com mais de 250 mil watts de luzes e um público esperado de mais de sete mil pessoas, a expectativa é de uma noite memorável que entrará para história do espetáculo e da cidade de Poços de Caldas.
O evento acontece no Parque José Affonso Junqueira e a entrada é gratuita. Serão disponibilizados quatro mil assentos que poderão ser trocados por um quilo de alimento não perecível, além de um espaço reservado para três mil espectadores. O horário de início é 20h30.
*Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São João da Boa Vista