Inaugurada na década de 1920, junto com os complexos do Palace Casino, Palace Hotel e Parque José Affonso Junqueira, a praça Pedro Sanches é um dos principais pontos turísticos de Poços de Caldas. Hoje, além de ser visitada pelos turistas, é um ponto cultural da cidade. Apresentações teatrais, shows e até manifestações são realizados ali.
Com arquitetura do século 20, teve o coreto construído em 1921, onde atualmente fica o Monumento Minas ao Brasil, no centro da praça. Em 1928, ele foi transferido para a Praça Coronel Agostinho Junqueira. Na década de 30 foi inaugurado o atual coreto, que teve sua última restauração feita em 2015, monitorada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (Condephact).
A praça ocupa dois quarteirões, que vão da rua Rio de Janeiro, perto da Thermas Antonio Carlos, até a avenida Francisco Salles. Com belos jardins floridos, um busto do dr. Pedro Sanches, um dos pioneiros médicos de Poços de Caldas a trabalhar com termalismo.
De quinta a domingo, o local recebe grande número de visitantes que aproveitam para dançar no entorno do coreto e reviver a arte e a musicalidade de Poços de Caldas. As apresentações acontecem das 20h às 22h, além da presença de vendedores de pipocas, doces e souvenirs.