A gastronomia é um tema que não fica de fora da 12ª edição do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços). Neste ano o evento traz um bate-papo com a escritora Carolina Montone, que publicou recentemente o livro “Pão com Poesia”. O encontro ocorre no dia 06 de maio à 10h na Arena Cultural, quando a autora fala sobre a obra que harmoniza gastronomia e poesia.
“Com toda alegria participo do Flipoços pela primeira vez presencialmente, pois já acompanho o crescimento do evento há algum tempo. São iniciativas como o Flipoços que garantem a resistência e o fortalecimento do universo literário no país. Minha expectativa para participar é bem positiva”, comenta a autora.
Descendente de italianos, espanhóis e baianos, Carolina cresceu em um universo de grande valorização da comida, até mesmo como tradição, arte e afeto. Para ela “a gastronomia é poética. Na minha descendência, o alimento nunca foi visto apenas como um aspecto material de sobrevivência. Sempre foi valorizada a poética em torno do alimento. A cozinha repleta de gente para o cafezinho. A troca de receitas. Os segredos tradicionais de uma família camponesa italiana, uma para cada festa, entre Natal, Carnaval, Páscoa e todas as outras. Sempre tive muita ligação com meus avós paternos italianos e meu avô dizia que ‘uma alface é corpo de Deus’ e chamava minha atenção para tanta beleza. Ele dizia: ‘filha, repare que nenhum pé de alface tem o mesmo número de folhas ou é idêntica na cor. Ele também valorizava demais os alimentos e falava que a gente não precisa só de pão, a gente precisa de pão e praça. A alma sente saudade de poesia. Assim, muito naturalmente, elegi o pão como um alimento dos mais poéticos”, destaca.
Deste modo, ela dividirá com o público as memórias afetivas de receitas de pão. “A oportunidade de trocar experiências com outros escritores e leitores é sempre maravilhosa. Gera crescimento pessoal e profissional e interfere positivamente na trajetória dos novos trabalhos”, falou.
Para Gisele Ferreira, diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o Flipoços, a presença da escritora e os destaques gastronômicos só enriquecem o encontro. “Nosso festival é plural e sempre tentamos trazer alguém que tenha trabalhos relevantes na área gastronômica, neste ano, escolhemos o livro da Carolina Montone, que além de lindíssimo, dialoga bastante com o público do Flipoços. Além disso, teremos um jantar temático, onde os visitantes, os convidados, poderão apreciar, de uma vez, um jantar que mistura Brasil e Moçambique em pratos incríveis feitos pelo chefe Henrique Benedetti, do Ollivia Gastronomia”, contou.
Jantar temático
Além do bate-papo com a autora Carolina Montone, o Flipoços terá também na programação um jantar temático, que acontece 30 de abril às 20h no Ollivia Gastronomia. Neste ano, o evento homenageia Amazonas e também Moçambique e por isso, o chef Henrique Benedetti vai preparar pratos típicos de cada localidade.
Na entrada servirá tapioca de tucumã e queijo coalho, que é um prato típico de Manaus. O prato principal será a feijoada de frutos do mar, que é bastante comum em Moçambique e a sobremesa será uma torta de chocolate em texturas, definida pelo chefe como um drama, o tipo de romance preferido dele.
O valor do jantar será de R$ 89, com as bebidas à parte. As reservadas devem ser feitas pelo telefone (35) 3712-8077. O restaurante é parceiro do evento e está localizado à Avenida João Pinheiro, 1.135, Centro.
*Fonte: Assessoria de Imprensa Flipoços