Em sua 12a edição, o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) será palco para a estreia do escritor André Barretto. O jornalista apresenta Cegueira sem Ensaio e participa como autor independente no evento. Além disso, Barretto recebe o público às 19h do dia 1° de maio para falar sobre Jornalismo Literário, na Biblioteca Municipal Centenário, e no dia seguinte expõe o tema principal de seu livro na AADV-PC (Associação de Assistência aos Deficientes Visuais de Poços de Caldas), às 15h30.
A versão ebook da obra Cegueira sem Ensaio foi publicada de forma independente e está disponível na Amazon por R$ 16,90. A data coincide com o dia em que começa a primeira das 12 histórias narradas no livro, que trata sobre cegueira adquirida e o processo de retomada da vida dos personagens. É em 3 de abril de 1971 que Deise, completando 15 anos, toma conhecimento de que ficará cega.
A edição impressa é um projeto da premiada designer gráfica Luciana Facchini e apresenta o prefácio de Edvaldo Pereira Lima, escritor, jornalista e professor universitário. Frente às questões que propõe à obra de Barretto, Edvaldo sugere ao leitor “deixar que o autor seja o guia. Que abra as portas da sua mente e do seu coração. Para encontrar, nesses nossos semelhantes, estranhos a você, talvez, o elo que nos torna todos iguais. Eles e você. Eles e todos nós. […] É para isso que servem as boas histórias”. Essa versão, pronta para entrega no dia 17/4, está em pré-venda no site do autor pelo valor promocional de R$39,90.
Sobre o livro Cegueira sem Ensaio
A literatura é capaz de estimular a criatividade a construir cenas impressionantes com a mente. Cegueira sem Ensaio aborda 12 relatos reais de pessoas que adquiriram a cegueira através de doenças, acidentes e outras situações. A obra reporta a maneira como cada um lida com a perda da visão e, sobretudo, narra as diferentes formas como os deficientes visuais retomam e constroem suas histórias. Assim, o leitor de Cegueira sem Ensaio consegue vislumbrar, onde inicialmente há escuridão ou branquidão total, uma vida de cores e imagens.
André Barreto
André Barretto é de Campinas (SP), administrador e jornalista. Após dez anos atuando como empreendedor, planejou a transição para a carreira de escritor e hoje, motivado por seu sonho, dedica-se totalmente à escrita. Acredita que as melhores histórias estão no mundo real, basta procurar incansavelmente, afiar os ouvidos e escolher as palavras mais leais à cada narrativa.
*Fonte: Assessoria de Imprensa