Seleções Carnavalescas completa 65 com edição histórica

Seleções Carnavalescas

A revista Seleções Carnavalescas chega aos 65 anos com uma edição especial. Criada pelo jornalista Décio Alves de Morais em 1952, esta é a publicação mais antiga de Poços de Caldas.

Para comemorar as seis décadas e meia ininterruptas de registro do Carnaval poços-caldense,  a revista traz nesse ano reportagens históricas. Em entrevista, o fundador lembra das dificuldades iniciais encontradas por ele e pelo amigo Alexandre Xandó, que também fazia parte da equipe. “No início pouca gente deu valor. Fizemos em função do turismo, porque Carnaval em Poços de Caldas era mais para turista do que para morador”.

Outra reportagem desta edição é sobre os anúncios antigos da revista. Com limitações gráficas e concepção muito diferente do que acontece hoje em dia, a publicação também mostra a evolução da comunicação. Nas décadas de 1950 e 1960, por exemplo, as propagandas veiculadas tinham apenas uma cor e muito texto, com fotos, figuras e logomarcas feitas em placas de chumbo, os clichês.

Encontro

Entre os destaques desta edição histórica também está o encontro entre duas figuras importantes para o Carnaval poços-caldense: Mestre Bucha e Ildebrando de Souza. O primeiro, mestre de bateria da Saci-Pô, foi até a casa do músico, que tem forte ligação com a história do Reinado de Momo na cidade.

Ildebrando acompanhou o início da primeira escola de samba de Poços de Caldas, a Brasil Moreno. Pequena para os padrões atuais, a escola contava com cerca de 60 integrantes e era difícil conseguir passistas e rainhas. “Era assim: os negros eram unidos, mas nesse ponto do Carnaval não eram todos os pais que deixavam as meninas saírem como rainhas”, lembra o músico.

Reformulação

Devido à importância desta edição para a história da revista, a equipe passou a ter mais um integrante, o publicitário Stefano Escandiussi, cuja função foi dar um novo visual para a publicação. “Mantive a alegria das edições anteriores, mas fiz uma diagramação que valoriza e destaca esse histórico de 65 anos”, explica.

Guia

A revista ainda é um guia para os foliões, que têm à mão toda a programação da Folia. Com distribuição gratuita nos principais pontos do Carnaval, também pode ser lida na internet, por meio de uma parceira com o portal de notícias Poços Já, pelo site www.selecoescarnavalescas.pocosja.com.br. “Estar na internet é fantástico, fora de série. O grupo que ajuda é muito grande e pegou amor pela Seleções. A gente fica feliz de ver que uma coisa que começou sem intenção, sem nada, tem essa repercussão hoje. Me sinto realizado, graças a Deus o negócio deu certo”, comemora Décio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *