Localizado no alto da Serra de São Domingos, o Cristo Redentor é um dos cartões postais mais conhecidos de Poços de Caldas. Os turistas e moradores gostam de usar o teleférico para chegar até o local, que fica a 1.686 metros do nível do mar, em uma viagem de pouco mais de sete minutos com vista para uma das mais belas paisagens do sul de Minas.
História
Construída em apenas três meses, a estátua de mais de 100 toneladas e 16 metros de altura teve suas peças fabricadas em uma oficina de Campinas (SP), depois foi transportada até Poços em cinco carretas e oficialmente inaugurada no dia 13 de maio de 1958. O trabalho de instalação foi feito por moradores da cidade .
Pedro de Souza foi um deles e afirma que o serviço era difícil: “Tínhamos que arrastar a estátua para colocar no lugar, passávamos por muitas árvores e não podíamos cortá-las para facilitar por causa do meio ambiente. Era uma época de bastante frio e o trabalho era muito perigoso. Pena que muitos dos que trabalharam com a gente não estão mais vivos para contar esta história”.
Atrativos
No local, além de se ter a oportunidade de avistar a cidade inteira, o turista conta com outras atrações como o passeio de paraglider. É possível também fazer uma caminhada da Fonte dos Amores até o Cristo Redentor pela trilha, que normalmente demora cerca de 40 minutos, ou subir de carro pela estrada.