O Núcleo de Pesquisa Teatral apresenta, na próxima sexta-feira (21), o espetáculo A Tempestade, baseado na obra de William Shakespeare. A peça é às 20h e a entrada é gratuita. Desta vez, a novidade é a presença de um intérprete de LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais.
A peça é uma das vencedoras do Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro 2016, com linguagem que inclui composições musicais próprias e sonoplastia ao vivo. Ainda venceu em seis categorias no I Prêmio AATA de Teatro Amador, em Espírito Santo do Pinhal (SP), e levou sete prêmios do IV Festival Regional de Teatro Amador Leilah Assumpção, incluindo o de melhor espetáculo.
A história gira em torno do bruxo Próspero que, após ser expulso de seu ducado, é exilado em uma ilha. Anos depois, com a ajuda de seu servo, ele trabalha para retomar o que é seu das mãos do usurpador e proteger sua filha, além de lidar com um escravo estranho, um pretendente a noivo e três bêbados trapalhões.
A sonoplastia utiliza instrumentos musicais como piano, prato, saxofone, contrabaixo acústico, surdo, escaleta, flauta doce, violão e ukulelê. O cenário se molda à medida em que as situações mudam na história. Com elementos alternativos e que sofrem interferências dos próprios atores, ora esconde personagens “invisíveis” e ora os revela.
Ficha técnica
Elenco: Ana Siqueira, Ariane Nery, Carol Jesuíno, Danilo Santos, Fernanda Dearo, Guilherme Guerriero, Guilherme Teixeira, João Araújo, José Lino, Julia Cristina, Julia Montezano, Juliane Gaspar, Juliano Borges, Lívia D’Ângelo e Marcelo Ambrósio.
Direção geral: Nando Gonçalves
Direção musical: Fernanda Dearo
Figurino: Ana Maria Lopes Gonçalves
Cenotécnica: Luís Roberto Gonçalves
Dramaturgia: Hermes Bernardi Jr.
Serviço
A Tempestade, de William Shakespeare
Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca)
Sexta-feira (21), às 20h
Entrada Gratuita