O Instituto Moreira Salles, em parceria com o Instituto Lambari, inaugura no sábado (4), em seu centro cultural de Poços de Caldas, a exposição “O olhar que pensa o desenho – Desenhar como aprendizado do olhar”. A mostra é resultado de oficina de desenho de observação realizada pelo Instituto Lambari e traz as principais atividades realizadas no curso: desenho de paisagem, retratos, vasos floridos, interiores, xilogravuras, invenções e sonho.
O objetivo da oficina foi levar crianças, adolescentes e adultos a redescobrir a riqueza da região em que vivem e a registrar essa experiência por meio de desenho e pintura. “Da paisagem local, com o rio e as cachoeiras, montanhas, animais, arvoredos, cafezais e casario, até a observação mais intimista dos objetos caseiros, retratos e ambientes, tudo foi utilizado como possibilidade de representação do mundo, numa clara tentativa de valorizar essa manifestação cujo único juízo de valor é a livre expressão”, explica Teodoro Dias, curador da exposição.
O Instituto Lambari foi criado em 2002 por iniciativa da Fazenda Lambari, da Astro Café e da Kaffehuset Friele S. A. e tem como objetivo a promoção da cultura e da educação por meio de ações culturais. Seu principal investimento foi a construção de um espaço, o Centro Educacional e Cultural Kaffehuset Friele, que disponibiliza biblioteca, computadores, oficinas diversas e a presença diária de educadores, e fica na área rural do município de Poços de Caldas, em uma região de fazendas de café, na bacia do rio Lambari.
Serviço
Exposição “O olhar que pensa o desenho – Desenhar como aprendizado do olhar”
Curadoria: Teodoro Dias
De 4 de junho a 28 de agosto
Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h
Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas
Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados
Tel.: (35) 3722-2776
Fonte: IMS Poços de Caldas