Nesta quinta-feira (26), a unidade do SESC em Poços de Caldas recebe edição especial do projeto “A palavra é”. Em um encontro entre dois artistas mineiros, de trabalhos extremamente marcados pela sensibilidade, Jesuane Salvador e Daniel Viana mergulham no universo da ‘ausência’, na literatura e na música. A iniciativa conta com mediação de Jéssica Balbino e acontece na rua Paraná, 229, centro, às 20h, com entrada gratuita.
O projeto “A palavra é”, busca ampliar os horizontes do público por meio de palestras sobre diferentes assuntos. A cada edição, convidados debatem temas a partir de uma palavra pré-definida. A expressão escolhida para esta abordagem é ‘ausência’.
Em seus trabalhos, Daniel e Jesuane trilham caminhos que dialogam. Ele, escritor e ator, sempre levou às suas atuações a força da palavra escrita e falada, com trabalhos reconhecidos tanto na esfera literária quanto no teatro. Ela, jornalista e cantora, explora a essência significativa e poética musical, revelando interpretações intensas e extremamente elogiadas, que evidenciam as singularidades da palavra na canção.
Neste encontro, segundo Jesuane, o intuito é mergulhar em toda a pluralidade da palavra ausência, fugindo do previsível e caminhando para zonas pouco exploradas.
“Quando pensamos em ausência as primeiras impressões podem ser óbvias e visitadas. Mas nossa intenção é propor uma visão mais profunda, penetrando a ausência cotidiana, muitas vezes velada, a ausência de nós mesmos e as reflexões da vida contemporânea nesta abordagem. A ideia é contextualizar a palavra com as sensações diárias, as histórias vividas por todos nós sobre as quais pouco nos debruçamos. Para isso, levaremos também ao trabalho nossa essência extremamente musical e teatral. Creio que seja um diálogo entre três ferramentas extremamente potentes – literatura, música e teatro – que se entrelaçam e complementam, em total conexão com o público. Será um encontro muito delicado, de descobertas e partilhas”, informou.
Para Daniel, os artistas propõem o desnudar de uma palavra de conotações antagônicas e pouco exploradas, apesar de extremamente presentes na vida comum.
“Acredito que será um momento de imensa troca, em especial com o público, porque pretendemos um encontro aberto e de diálogo intenso com as pessoas. É exatamente isso que torna esta reflexão especial, pois além do encontro entre dois artistas, a proposta é a de se criar um local de conversão entre as ideias de todos para que, juntos, entendamos de forma muito mais profunda a ‘presença desta ausência cotidiana’, para a qual muitas vezes não fixamos os olhos, mas sentimos, reconhecemos e com a qual temos aprendido a conviver”, disse.
Textos de Daniel Viana e grandes escritores, além de canções de Jesuane Salvador e compositores repletos de poeticidade, serão interpretados. O encontro conta com participação da pianista Patrícia Mendonça.
Serviço
Evento: A Palavra é: ‘ausência’ com Jesuane Salvador e Daniel Viana
Data: 26/11
Local: Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229, Centro)
Horário: 20h
Gratuito
Informações para o público: (35) 2101-8950
Fonte: Sesc Poços de Caldas