No dia 19 de novembro a Associação Atlética Caldense irá sediar no Piano’s Bar o lançamento do livro “Eu e Você”, de Joffre José Ferreira dos Santos. A cerimônia terá início às 20 horas e contará com a presença de autoridades da cidade, parentes, amigos e admiradores.
O livro, idealizado por Mariângela Santos Pavanelli, filha de Joffre, apresenta pensamentos, fotos e poesias escritas por mais de 50 anos pelo autor, sendo a maioria de amor e dedicadas à esposa Maria Aparecida.
Nesta primeira edição foram impressas 400 cópias que serão vendidas no dia 19 a R$30. Parte do lucro será revertida em doações de materiais de limpeza e fraldas para o Asilo Vinha do Senhor.
Autor e obra
Natural de Poços de Caldas, Joffre faleceu aos 69 anos em outubro de 2009 de parada cardíaca. Quando vivo o advogado teve importantes participações na política poços-caldense, como Diretor do Departamento de Comunicação e Secretário Municipal de Administração de 1976 a 1978, vereador e presidente da Câmara Municipal entre 1987 e 1988, e Assessor Jurídico da Prefeitura em 1991.
Nas horas vagas Joffrinho, como era conhecido, se dedicava às poesias, lazer que o acompanhava desde a infância. Esta paixão foi herdada do pai, José Raphael Santos Netto, autor do hino de Poços de Caldas e da Associação Atlética Caldense, criador do brasão e bandeira do Município, e também idealizador do projeto do Cristo Redentor na Serra de São Domingos.
Ambos sempre demonstraram um enorme carinho e gratidão pela cidade natal. Joffre é lembrado como um homem apaixonado, principalmente pela esposa Maria Aparecida Vacarelli Santos, e pelas filhas Mariângela e Silvia Alice Vacarelli Santos. “Desde o início do namoro, quando tinha 16 anos, meu pai escrevia poesias para minha mãe. Seus textos são repletos de paixão, de amor no sentido amplo da palavra. Ele era o verdadeiro poeta do amor, pois amou verdadeiramente tudo que fez”, comenta Mariângela.
“Eu e Você” reúne as principais poesias escritas durante toda vida de Joffre, que foram guardadas em caixas e, posteriormente, herdadas pela filha Mariângela. “Meu pai sempre disse que tinha o sonho de escrever um livro de poesias. Após seu falecimento o acervo ficou sob minha responsabilidade, e jamais poderia deixar de levar ao público obras tão especiais”, conta a responsável pela obra.
O projeto de produção do livro iniciou-se em 2013 e Mariângela contou com o auxílio do colega Antonio Luiz Fontella e também de Maria Aparecida. “Para a seleção das poesias, organização, escolha da capa e todos os detalhes eu contei com o apoio da minha mãe. Não pude dispensá-la pois ela é a razão de tudo isso. Ela foi a musa inspiradora do meu pai durante os 51 anos de relacionamento, e é por isso também que o livro leva este título”, finaliza Mariângela.