A exposição ‘As vozes da última foto’ fica no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas até o próximo domingo (25). As fotos da pedagoga Beatriz Sales mostram um ritual da tribo Xucuru Kariri, de Caldas, com a presença do cacique José Sátiro do Nascimento, que morreu no mês de agosto aos 67 anos.
“Foi a última vez que ele dançou em um ritual, que ele participou”, conta a pedagoga. Beatriz acompanha a vida da tribo desde 2003, quando começou a fazer acompanhamento pedagógico por meio da Superintendência Regional de Ensino.
Em 2005, foi fundada uma escola no local. Desde então, o contato passou a ser ainda mais intenso. “Esse trabalho é muito significativo.. Crianças que iniciaram os estudos lá já estão no Ensino Médio”, explica Beatriz.
A exposição fez parte da 9ª Primavera dos Museus, realizada em setembro. Assim que sair do museu, a mostra segue para as escolas da rede municipal de ensino. Porém, os interessados também podem observar este trabalho no ‘Livro das Sombras’, que tem um exemplar no museu e foi publicado por meio da Secretaria Estadual de Educação.
[flagallery gid=19]