O Instituto Moreira Salles – Casa da Cultura de Poços de Caldas, abre no dia 31 de julho, às 13h, no Chalé Cristiano Osório, a exposição “Arvoressências”, com 30 fotografias e dez poemas. As fotografias de Maurício Vieira foram tiradas em três países: Brasil, Angola e China, lugares com os quais o autor desenvolveu uma intimidade suficiente para captar imagens cujo significado vai além do mero registro.
Nascido no Brasil, Maurício trabalhou durante cinco anos em projetos de infraestrutura em Angola e estabeleceu relações comerciais com a China. A partir dessas experiências, o autor se aproximou da natureza, não de uma maneira romântica de viajante, mas considerando a ação do homem e a ameaça que paira sobre sua conservação. Seus registros aproximam elementos opostos: de um lado, lugares de grande beleza; de outro, a paisagem drasticamente modificada por um progresso sem a preocupação de conservar o que a natureza prodigaliza.
Em paralelo à fotografia, Maurício Vieira iniciou-se na poesia como maneira complementar de externar sua sensibilidade ao mundo. Em 2014, em parceria com a literata e poeta Cristiane Grando, lançou o livro de poemas “Arvoressências”.
A presente exposição toma emprestado o nome do livro e traz 30 imagens feitas por Maurício e dez poemas selecionados do livro. Mais que a beleza estética das fotos e dos poemas, a mostra pede uma reflexão sobre o destino do homem e seu distanciamento das coisas da natureza, simbolizada em sua essência pela árvore.
Serviço
O quê: Exposição “Arvoressências”
Quando: 31 de julho de 2015, de terça a domingo, das 13h às 19h
Onde: Instituto Moreira Salles – Poços de Caldas (Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados)
Quanto: entrada franca.
Fonte: Instituto Moreira Salles