O mês de julho chegou e com ele a tradicional Festa do Biscoito que há anos encanta moradores e turistas que visitam Caldas. Realizada em Pocinhos do Rio Verde (bairro de Caldas), a Festa chega à sua 26ª edição e é um atrativo para quem quer curtir o friozinho, no clima das montanhas do Sul de Minas.
De acordo com o prefeito Ulisses Guimarães Borges o movimento no município deve aumentar bastante nesse período. “A nossa expectativa é que a Festa do Biscoito atraia muitos turistas para a nossa cidade. A beleza das nossas montanhas aliada ao frio, que veio com tudo, e às delícias produzidas durante o evento são os chamarizes perfeitos para os turistas, principalmente porque a festa é o carro-chefe para atrair quem busca comidas típicas e boa música”.
Frito, assado, doce, salgado e recheado, essas são algumas das variações do delicioso biscoito feito com polvilho, um dos atrativos principais do evento que leva o nome do quitute. Delícias que são preparadas com muito carinho pelos barraqueiros que ditam o sabor da festa.
“A cordialidade do nosso povo e o talento para a produção dos melhores quitutes, como os biscoitos de polvilho feitos nos fornos de barro, são outros atrativos que contribuem para o sucesso dessa festa que já faz parte do calendário de férias de muitas famílias brasileiras”, conta o prefeito Ulisses.
História
A tradição das fazendas centenárias deu início à Festa do Biscoito, que chega a 26ª edição este ano. Aos finais de semana os moradores da região faziam o biscoito de polvilho para receber amigos e parentes em pequenas festas. A partir daí, um grupo de empresários ligados à hotelaria resolveu fomentar o evento e resgatar as lembranças da história da cidade.
Programação (1º final de semana)
Quinta (09/07) – 22h00 Trio Arena
Sexta (10/07) – 21h00 Maverick Laurah
00h00 Renato e Giovanelli
Sábado (11/07) – 13h30 Luis Carlos e Henrick
15h30 Jhivago Pennacchi
21h00 Viva La Vida
00h00 Victor Miranda
Domingo (12/07) – 13h30 Dionata e Daniel
15h30 Joca Ferreira
19h00 Rota 6
O evento é realizado pela Prefeitura de Caldas através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, com apoio da Casa da Cultura de Caldas. Nesse ano as entradas às sextas são 1kg de alimento não perecível que serão revertidos à Santa Casa de Misericórdia e entidades filantrópicas de Caldas; aos sábados a entrada custa R$ 7; aos domingos a entrada é franca. A programação completa e fotos do evento podem ser conferidos na página do Facebook.