O primeiro secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas é João Alexandre Moura. A secretaria começou a funcionar nesta sexta-feira (10), depois da sanção das leis que criam o departamento e o Sistema Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
As novas leis permitem a criação de um Fundo de Financiamento à Cultura, para que a cidade recebe recursos estaduais e federais, além de mudanças na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, para facilitar a captação de recursos. “A perspectiva é de colocar em prática todas essas leis que foram aprovadas, assim como a eleição para o Conselho Municipal de Cultura, que passa a ser deliberativo, e a elaboração do novo edital da Lei de Incentivo”, disse o secretário.
As leis foram elaboradas com a participação da classe artística, por meio de fóruns e conferências realizados desde 2013. Em outubro do ano passado, os projetos foram entregues à Câmara Municipal. A aprovação aconteceu nas últimas sessões.
Currículo
João Alexandre Moura Oliveira, 32, é graduado em geografia com complementação pedagógica em Filosofia e Sociologia, especialista em geografia cultural e pós-graduado em gestão cultural. Ainda possui mestrado em “Desenvolvimento Sustentável na área de políticas públicas e participação popular”.
Professor da rede privada de ensino, atuou entre 2006 e 2012 na gestão cultural da companhia de teatro Tema, elaborando projetos e captando recursos. Este trabalho o levou a ser finalista do prêmio Agente de Cultura, do Ministério da Cultura, em 2012.