A escritora poços-caldense Letícia Magalhães lança neste sábado (28) o terceiro livro da carreira, o romance “Anos de Chumbo”. Ambientada no período da ditadura militar, entre os anos 1968 e 1973, a história acompanha dois grupos universitários que lutam contra o regime.
Os personagens vivem nas cidades de São Paulo (SP) e Brasília (DF) e se envolvem nas atividades anti-ditadura, mas a autora conta que nem sempre são ideologicamente contra o regime. “Alguns têm motivos pessoais, como vontade de ir contra o conservadorismo da família, não gostar de um militar em particular, seguir as opiniões revolucionárias do namorado. Outros são pegos na roda-viva da agitação e têm de lidar com as consequências “.
A história ainda remete à censura, perseguição, luta por direitos iguais e mudanças de comportamento social. Sempre em um ritmo cinematográfico, já que a autora é cinéfila e crítica de cinema. A descrição minuciosa das cenas dá a ideia exata de figurino e cenário, para que o leitor consiga deixar o imaginário ainda mais rico. “Sempre imagino as cenas passando em minha mente como em um cinema particular e os personagens do livro acabam interpretados por atores, atrizes ou conhecidos meus. Além disso, como a ação acontece no passado, cito brevemente alguns filmes da época”, conta.
A autora
Letícia Magalhães é historiadora e pós-graduanda na área de comunicação. Desde cedo mostrou interesse pela escrita, ganhando vários concursos e tendo seus trabalhos publicados em antologias. Lançou dois livros por meio de autopublicação (“Escritos de Garota – Contos, Crônicas e Poemas dos 7 aos 17” e “Crítica Retrô – Apontamentos de uma Jovem Cinéfila”) e o romance “Anos de Chumbo”. Atualmente mantém os blogs Crítica Retrô, sobre cinema clássico, e Diário de uma Quase-Escritora, sobre o difícil mundo da literatura, e é colunista dos sites Leia Literatura, Ambrosia e Filmes e Games.
Serviço
O quê: lançamento do livro “Anos de Chumbo”
Quando: 28 de março, das 17h às 20h
Onde: Chemical Coffee (Rua Barros Cobra, 271 – Centro – próximo ao Edifício Ônix)