Fórum apresenta projeto do Sistema Municipal de Cultura

Cultura
João Alexandre explica que o projeto foi elaborado com a ajuda de uma comissão.
João Alexandre explica que o projeto foi elaborado com a ajuda de uma comissão.

Está sendo realizado, na tarde desta sexta-feira (14), o Fórum Municipal de Política Cultural, na Câmara Municipal. O objetivo é apresentar à classe artística o projeto de lei que cria o Sistema Municipal de Cultura. A participação dos artistas no evento permite que sejam feitas as últimas alterações antes que o projeto seja enviado à Câmara.

Com a aprovação, serão criados a Secretaria Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura, para investimento exclusivo em projetos culturais. A Lei Municipal de Incentivo à Cultura também passará por mudanças para facilitar o processo de captação, além do fim da contrapartida. “É uma construção coletiva. Hoje vamos fechar esse documento para a aprovação final”, informou o diretor do departamento municipal de Cultura, João Alexandre Moura.

Rafael acredita que o Sistema pode democratizar o acesso à cultura.
Rafael acredita que o Sistema pode democratizar o acesso à cultura.

Música e teatro

O projeto foi elaborado pelo departamento municipal de Cultura, em parceria com uma comissão nomeada pelo Executivo. O músico Pedro César Morais participou da elaboração e acredita que esse seja um caminho para tornar mais justo o acesso à cultura. “Será um grande avanço se a classe artística se envolver, para que isso seja desenvolvido com a seriedade que tem que ser”, disse.

Os profissionais do teatro, assim como o público, também serão beneficiados com o Sistema. O arte-educador Rafael Lopes está satisfeito com a iniciativa. “Nós que produzimos temos que ir atrás de mecanismos muito burocráticos para realizar nosso trabalho. Essa proposta vai democratizar, tornar a produção artística mais cidadã tanto para quem consome quanto para quem produz”, comemora.