Para circular em diferentes espaços, o movimento ‘Esquina’ promove, na próxima terça-feira (11) um encontro literário no bar O Pasquim, a partir das 19h. A convidada da noite é Ana Carolina Cunha, com poesias autorais. Para embalar o som, a convidada é a Dj Ludymila Louise.
A ideia foi importada dos saraus que acontecem em outras cidades e estados e traz um microfone disponível ao público, que pode contribuir com contação de poesias e performances de poemas.
O evento oferece também varal de fotos com imagens clicadas por fotógrafos da cidade, em intervenções nas periferias e a distribuição de poesias de autores vivos e da literatura marginal em cápsulas e #PinosPoéticos. O intuito é fazer com que a literatura seja levada para casa, tocada e distribuída.
“Queremos popularizar a literatura e a cultura na cidade, fazer com que as pessoas que apreciam a arte circulem em diferentes ambientes. A ideia é tirar os livros das bibliotecas e levá-los para os saraus, para a voz da população, para as periferias. Já fazemos intervenções em bairros afastados e com vulnerabilidade social e agora vamos para um bar, também propagar a cultura”, diz a historiadora Thaís Costa, integrante do movimento e uma das organizadoras do sarau.
Sobre o Esquina
A ideia do movimento partiu de um grupo de amigos que fez o curso de gestão cultural, oferecido pelo Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas. Desde então, eles se reúnem mensalmente nos bairros de Poços e realizam as intervenções. Já foram feitas ações no bairro Santa Rita, no Jardim São Paul, na Praça Pedro Sanches e na Vila Cruz. Já para fevereiro, a intervenção está marcada para o dia 23, na quadra de skate do bairro Conjunto Habitacional Pedro Affonso Junqueira.
Serviço
O quê: Sarau Esquina
Quando: às 19h na terça-feira (11)
Onde: O Pasquim
Endereço: Rua Humberto de Campos, 555, Santa Rita – Poços de Caldas, MG
Informações: www.esquinacultural.com
Fonte: ACS Esquina