Os vencedores do Prêmio Culturas Populares, Dona Orlanda Conceição e Amadeu Ferreira, foram homenageados na tarde desta quinta-feira (21). A cerimônia foi realizada no gabinete do prefeito Eloísio Lourenço.
O prêmio do Ministério da Cultura é de dez mil reais e também concede o título de mestre da cultura popular. A inscrição foi realizada pelo Departamento Municipal de Cultura e o resultado foi divulgado no mês de outubro. ” Esse é o maior prêmio de cultura popular do Brasil, estamos muito felizes com a valorização em vida desses grandes mestres da cultura de Poços”, diz o diretor do Departamento de Cultura, João Alexandre Moura.
Dona Orlanda conta que tem contato com ternos de congo desde a infância. Agora, se preocupa com a continuidade desta tradição. “Eu queria que alguém se interessasse assim, para tomar a responsabilidade. Enquanto eu tiver um pouquinho de vida, vou tocando. Tenho que deixar alguma coisa boa”.
O grupo de catira do mestre Amadeu Ferreira se apresentou durante a cerimônia. Além do título, os vencedores recebem R$10 mil do governo federal. “A gente fica muito contente, muito feliz com isso. O pessoal está conhecendo o trabalho da gente. Conheci a catira e a folia de reis com seis anos de idade, aprendi com meus bisavós. Nunca mais esqueci, é a riqueza da minha vida”, conta o catireiro.
O prefeito Eloísio Lourenço acredita que o reconhecimento é justo. “Tem um simbolismo muito grande para nós essa premiação no primeiro ano de governo. A Dona Orlanda e o Amadeu mantêm viva a nossa cultura. Nada mais justo do que eles receberem essa homenagem”.