A 3ª Conferência Nacional de Cultura começou na noite desta quinta-feira, 27, no Espaço Cultural da Urca. Neste ano, o tema proposto pelo Ministério da Cultura é “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. A conferência faz parte do processo de participação popular na implantação do Sistema.
De acordo com o diretor de cultura da prefeitura, João Alexandre Moura, o objetivo é ouvir artistas para que sejam elaboradas propostas que serão levadas às conferências estadual e nacional. O destaque da programação é a palestra do consultor da Unesco Alysson Amaral. “Ele é especialista em Sistema Nacional de Cultura. Será muito importante saber o que ele tem a dizer”, disse o diretor.
Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Deco de Souza, a Conferência é fundamental para ouvir o que toda a classe artística tem a dizer. Mas ele acredita que ainda é preciso mais união. “É muito complicado fazer as pessoas entenderem que tudo é cultura. Acho que os artistas ainda se fecham muito no seu próprio setor.”
Veja a programação de sexta-feira:
8h Credenciamento
8h30 Café
9h Apresentação do Regimento Interno para aprovação
9h15 Vídeos institucionais
10h Palestra com Alysson Amaral – Consultor de Cultura da Unesco para SNC.
10h30 Grupos de Trabalho
12h Almoço
14h Apresentação e definição das propostas dos Grupos de trabalho
16h Eleição dos delegados locais