O Departamento de Cultura encaminhou dois projetos ao programa de fomento à atividade cultural do Governo de Minas Gerais. Através do Fundo Estadual de Cultura (FEC), os projetos que encontram dificuldades em captar recursos no mercado tem a oportunidade de receber patrocínios e financiamentos.
Um desses projetos visa reformas na Biblioteca Municipal Julio Bonazzi incluindo o telhado, os banheiros, pintura e acessibilidade aos deficientes físicos. “É uma demanda de longo tempo”, destaca Maria das Dores Teodoro, bibliotecária. As reformas também irão ajudar na adequação do espaço para a realização de atividades culturais no local.
O segundo projeto é sobre a atualização do acervo das bibliotecas públicas da cidade. Segundo Maria das Dores, os best-sellers são os livros mais procurados nas bibliotecas públicas e o projeto de atualização pretende atender a esse público. Esse projeto atingirá as quatro bibliotecas públicas de Poços mais a Biblioteca Móvel.
Para o diretor do Departamento de Cultura, João Alexandre Moura, o setor já vive uma outra realidade, a de encaminhar projetos às esferas estaduais e federais. ” Em apenas cinco meses já encaminhamos tanto ao Ministério Cultura (Minc) como à Secretaria Estadual de Cultura (SEC) projetos nas área de cultura popular, infraestrutura de equipamentos culturais e aquisição de acervo literário, estamos estabelecendo uma equipe de projetos visando trazer mais recursos para a cultura”, afirma.
Agora os projetos passarão por uma análise da Comissão do Fundo Estadual de Cultura. O resultado sai em 120 dias.