A primeira Semana de Popularização do Teatro do Espaço Cultura da Urca já demonstra resultados positivos. As duas primeiras apresentações do dia tiveram um grande público, formado principalmente por estudantes de ensino médio. A expectativa é que a sessão da noite, às 20h, deixe a casa lotada.
A peça de hoje é “O Homem que sabia Javanês”, que a Piquiliqui Produções adaptou do texto de Lima Barreto. Trata-se de uma crítica à sociedade sem leis e alienada do século XX. O ator Adriano Franco conta que a receptividade tem sido positiva. “O teatro está lotado, e o público dá um retorno muito bom. É uma rotina cansativa, mas vale a pena pela popularização do teatro. Muitas pessoas que não tem acesso estão vindo pela primeira vez”.
Os alunos da Escola Dom Bosco, com idade entre 11 e 12 anos, participaram da sessão realizada à tarde. A coordenadora Sandra Maciel acredita que esta seja uma oportunidade excelente para resgatar o hábito de ir ao teatro, que não está presente na maioria das famílias. “Eles vão muito ao cinema, não se interessavam pelo teatro. Mas estão adorando e vão chegar em casa pedindo aos pais para assistirem outras peças”.
Amanhã, o grupo Bem me Quer se apresenta, com a peça “A Pele do Lobo”, de Artur Azevedo. A história se passa em uma delegacia de polícia e defende a liberdade, assim como os direitos e deveres dos cidadãos. Foi encenada pela primeira vez em 1877.
O ingresso custa R$5,00 e as sessões são às 8h30, 14h e 20h. A semana é promovida pelo Departamento Municipal de Cultura.