Dentro dos próximos meses o Complexo Santa Cruz será desativado e demolido. O motivo é o risco de desmoronamento, apontado por um laudo encomendado ano passado pela prefeitura a uma empresa especializada. De acordo com a secretária de Planejamento Gina Beatriz Rende, há um prazo para que seja desocupado até o mês de outubro de 2013, ao contrário do que foi divulgado pela administração anterior.
Após sair do local, o executivo poderia reformar ou demolir os prédios. A primeira alternativa está descartada, já que seria uma obra muito cara. Por enquanto está sendo feito o estudo da nova área, para onde serão transferidos os funcionários. O mais provável é que seja escolhido um imóvel na Rua Piauí, Centro, onde funcionava um laticínio. “Seria melhor porque poderia abrigar toda a estrutura que hoje está no Complexo. Se a negociação não der certo, vamos ter que dividir as secretarias em outros prédios”, esclarece a secretária.
Após a desocupação, o Complexo será demolido, para que não comprometa os imóveis ao redor. “Investimentos em reforço da infraestrutura não valeriam a pena. Está tudo velho, sucateado, como não foi restaurado ao longo dos anos. Sair já vai desonerar a estrutura. Vamos demolir devagar”, disse.
Ainda não está definido o que será construído no local, já que não há previsão orçamentária para isso.