Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori MG).
Produção de minério recua 4,4%
A Vale registrou uma produção em Minas Gerais no primeiro semestre deste ano de 60,8 milhões de toneladas de minério de ferro. Em relação à igual intervalo de 2024, o volume recuou 4,4%. Os dados constam no relatório divulgado pela empresa nesta terça-feira, 22.
O Sistema Sul, que abrange as operações de Vargem Grande e Paraopeba, foi o responsável pelo resultado negativo. Isso porque produziu 23,7 milhões de toneladas, quantidade 10,9% inferior. Por sua vez, o Sistema Sudeste, que compreende os complexos de Itabira, Minas Centrais e Mariana, apresentou uma leve alta de 0,3%. Neste caso, a produção foi de 37,2 milhões de toneladas.
(Diário do Comércio – Belo Horizonte)
População contra privilégios na Câmara
O abaixo-assinado “Exija o Fim dos Privilégios Excessivos dos Vereadores Arcoenses” está circulando nas redes sociais desde 07 de julho. A iniciativa é da enfermeira Divina Maria da Silva (Diva), de 54 anos. Em texto postado nesta terça-feira (22), ela informa que o abaixo-assinado já conta com quase 250 apoiadores assinantes. Agora à tarde já são 251.
O movimento é contrário ao aumento de diária, reajuste de salário de servidor e contra a transgressão dos princípios da administração pública, por ocasiões de licitações, contratações etc.
(Correio do CentroOeste – Arcos)
Instituto será transformado em hospital
O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a transformação do Instituto Maria Modesto de Uberaba em hospital geral, com a abertura de 25 vagas para atendimento a pacientes de diversas especialidades.
Conforme o secretário, algumas adaptações serão realizadas para atender o reposicionamento daquela unidade de saúde, que permanecerá atendendo pacientes psiquiátricos. Baccheretti estima que o Estado destinará pelo menos R$120 mil mensais para custeio do novo hospital.
Pouso Alegre terá bacharelado de IA
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) anunciou a criação de um novo campus em Pouso Alegre, junto com a implantação do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial. O novo campus será instalado no bairro Santa Rita, no mesmo espaço onde a Prefeitura de Pouso Alegre constrói o Pouso Hub, centro voltado à tecnologia, inovação e empreendedorismo.
Segundo a Unifei, o objetivo é transformar o local em um polo de referência em desenvolvimento tecnológico, estimulando a formação de profissionais em inteligência artificial e a criação de novos negócios na região.
Paraisense eleita Miss Rodeio de Barretos
A paraisense Natália Ribeiro conquistou o título de Miss Rodeio Brasil 2025. A final do concurso teve exibição neste domingo, 20 de julho, pelo canal BRttvMAX e também no YouTube oficial do evento.
A novidade desta edição foi o formato de reality show, com provas e desafios gravados nos dias 14 e 15 de julho no Parque do Peão, em Barretos. O também paraisense, Jonathan Mistieri de igual maneira teve lugar de destaque no concurso, classificando-se em terceiro lugar como Mister Sertanejo Brasil 2025.
(Jornal do Sudoeste – SS Paraíso)
MoC receberá Conexão Industrial
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas, em parceria com o Sebrae MG, finalizam os preparativos para a segunda edição do Conexão Industrial Norte 2025, que acontecerá em agosto, em Montes Claros.
Faltando menos de 30 dias para o maior evento B2B do Norte de Minas, o Conexão já está com todos os estandes esgotados e promete ser um marco no fortalecimento de negócios na região. O evento, que ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto de 2025, contará com 17 indústrias âncoras confirmadas, além de 3 instituições financeiras e mais de 50 empresas fornecedoras já inscritas nas rodadas de negócios.