A pista de skate da Zona Sul será reinaugurada no próximo domingo, 16. De acordo com o secretário de esportes Albert Mareca, a obra custou R$30 mil e começou há cerca de 40 dias.
Para marcar a data, será realizado o 1º Campeonato para alunos da Escolinha de Skate da Zona Sul, além da apresentação de bandas e grupos de dança, a partir das nove horas da manhã. O projeto Radical Cidadania é liderado pelo professor Alex Nastrine Rodrigues, em parceria com o IF Sul de Minas, Campus Muzambinho. Aproximadamente 50 crianças participam das aulas e aprendem mais do que andar de skate. “A gente tem que passar noção de respeito, responsabilidade, a importância da escola na vida deles”, explica o professor.
A luta pela reforma da quadra partiu dos próprios usuários e do professor, que procuraram o coordenador da regional sul Francisco Clemente. A quadra ao lado da pista também foi reformada, pois estava desativada. “Está ficando bonito. É um lugar gostoso, agradável. Assim, traz a comunidade para cá. O lugar ficou muito tempo abandonado.”
O vereador Rogério Carrilo também auxiliou na busca pelas melhorias. “Fiz um requerimento pedindo a restauração da pista e reforma do vestiário.Com o término das obras, grafiteiros vão fazer a decoração.” O projeto recebeu a adesão da secretaria de esportes, que fez a reforma. Foram incluídos novos obstáculos e foi colocada grama ao redor. “Nos preocupamos em melhorar a iluminação, para o local fica mais seguro, e pintamos a quadra ao lado, para que também possa ser usada pela população”, acrescenta o secretário.