
Uma das chuvas de meteoros mais aguardadas do ano, a Delta Aquáridas, já pode ser observada no céu noturno. O fenômeno, que ocorre anualmente quando a Terra atravessa uma região do espaço repleta de resíduos deixados por um cometa, recebe esse nome porque os meteoros parecem surgir da direção da constelação de Aquário.
A atividade teve início em 12 de julho e se estenderá até 23 de agosto, com pico previsto para a madrugada de 30 de julho. Durante esse período, os observadores poderão ver entre 15 e 25 meteoros por hora. Especialmente em locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa.
Fragmentos do cometa entram na atmosfera terrestre, se incendeiam e produzem os característicos traços brilhantes que cruzam o céu.
Além da Delta Aquáridas, outra chuva de meteoros – a Alfa Capricornídeas – também poderá ser vista no mesmo período. Embora com menor intensidade. Essa segunda chuva será mais visível no hemisfério Norte. Enquanto no Brasil, o destaque permanece com a Delta Aquáridas, especialmente após a meia-noite.
Para aproveitar ao máximo o espetáculo celeste, recomenda-se procurar áreas afastadas das luzes artificiais e permitir que os olhos se adaptem ao escuro por pelo menos 20 minutos.
(com informações tempo.com)