
Neste domingo, 13 de julho, o Cine Fricção realiza uma edição especial dentro da programação oficial do Festival de Inverno de Poços de Caldas. Gratuito e ao ar livre, o evento acontece na praça da Urca (árvores), a partir das 17h30. A mostra será de produções audiovisuais independentes com temática LGBTQIAPN+. Apresentando videoclipes, curtas e longa-metragem que provocam, emocionam e ampliam as narrativas presentes na tela. Uma verdadeira celebração da diversidade, da escuta ativa e do cinema como ferramenta de transformação.
O Cine Fricção destaca obras que colocam em evidência as vivências, lutas e expressões da comunidade LGBTQIAPN+. Mais do que uma mostra de filmes, a proposta é criar uma experiência de troca e reflexão, com debates, bate-papos, homenagens e música, abrindo espaço de acolhimento e visibilidade para o público.
Nesta edição, ganham destaque produções de artistas e realizadores locais e da região. Valorizando o audiovisual independente e promovendo o acesso a obras potentes e necessárias. A mostra também abre espaço para diálogos transformadores. Que buscam romper barreiras e fomentar uma reflexão crítica sobre identidade, existência e resistência.
Classificação indicativa recomendada: 16 anos.
Programação
Exibição da Videografia Tine Taga com Paulo Tothy e Jéssica Balbino.
Homenageando uma das figuras mais marcantes na luta pelos direitos LGBTQIAPN+ em Poços de Caldas, o Cine Fricção exibe a videografia da artista Tine Taga. Além de trazer as reflexões, bastidores e curiosidades sobre essas obras pelo olhar do diretor Paulo Tothy e da jornalista convidada Jéssica Balbino.
Exibição do curta-metragem “Ciborguebixa” + bate-papo Dani Silva e Dani Villas Boas
Em um mundo que devora corpos dissidentes, o curta “Ciborguebixa” acompanha a rotina de uma bixa-ciborgue em constante confronto com a normatividade. Entre carne e prótese, desejo e risco, a obra revela as fissuras de uma existência que é, ao mesmo tempo, possibilidade e afronta.
Com direção de Matheus Silva e Reginaldo Marques Silva, o filme foi produzido com apoio da Lei Paulo Gustavo (2024) em Paraguaçu (MG), e mergulha em temas como resistência, identidade e corpo a partir de uma perspectiva marginalizada.
Exibição do longa-metragem “Na Rédea Curta”
Em Na Rédea Curta, Júlio foi criado apenas pela mãe. Agora, com 20 anos, ele descobre que será sua vez de ser pai. Por isso, ele decide ir atrás do pai que nunca viu. Sua mãe, Mainha, se vê agora obrigada a contar a verdade sobre o pai de seu filho, que mora no interior do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira. Mainha e Júnior partem em busca do pai, numa aventura repleta de confusões que no fim só servem para aproximar mais mãe e filho. Afinal, para Júnior, Mainha é insubstituível, e não há nada nem ninguém no mundo capaz de ocupar o seu lugar.
Serviço
Mostra Cine Fricção no Festival de Inverno
Dia 13 de julho, a partir das 17h30
Praça da Urca (em frente à antiga Secretaria de Cultura)
Gratuito