
A Secretaria Municipal de Saúde deu início nesta sexta-feira (11) à série de ações da Campanha Julho Amarelo, que segue ao longo de todo o mês com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais.
Procura baixa por testes
A primeira atividade foi realizada na Feira Livre do bairro Conjunto Habitacional, na zona sul. A equipe do Departamento de Atenção à Saúde realizou testes rápidos, distribuiu materiais informativos e orientou o público sobre os cuidados e formas de prevenção da doença.
“Foi um sucesso esta primeira ação. Realizamos 75 testes rápidos e agradecemos também o apoio da imprensa na divulgação desse importante trabalho. Essa mobilização com a comunidade é fundamental, pois temos registrado baixa procura pelos testes. O teste rápido é uma ferramenta essencial para detectar a presença do vírus da hepatite no organismo. A detecção precoce e o tratamento adequado ajudam a evitar complicações graves e a melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”, destacou o secretário de Saúde Luis Augusto de Faria Cardoso.
A coordenadora do Núcleo de Especialidades da Secretaria de Saúde, Camila Rodrigues, também reforçou a importância da campanha. “Agradecemos a todos que participaram da ação e demonstraram compromisso com a própria saúde. Lembramos que os testes para hepatites virais estão disponíveis durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). E também no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Ele está na rua Rio Grande do Sul, 145, centro, das 8h às 17h.”
Outras ações
As próximas ações da campanha já têm datas definidas. Confira a programação.
16 de julho (quarta-feira) – das 6h30 às 12h, na Policlínica Central
28 de julho (segunda-feira) – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, das 7h às 12h, no espaço do Banco Itaú