- Publicidade -

18.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Donas de Mim leva protagonismo feminino e artesanato ao Lithium Business

- Publicidade -

Empreendedoras do Vale do Jequitinhonha que passaram pelo programa de microcrédito expuseram produtos e trocaram experiências no evento, provando que parcerias, determinação e criatividade podem mudar a história das mulheres da região.

- Publicidade -

Lislene conseguiu pagar a faculdade da filha com artesanato após virar empreendedora

Entre estandes coloridos montados no pátio do Lithium Business, em Araçuaí, evento que reuniu investidores e especialistas da cadeia do lítio, um deles chamou atenção dos participantes: peças de artesanato, bolsas de tricô, geleias e doces carregados de história e resistência. Mulheres que não apenas expunham seus produtos, mas exibiam sonhos transformados em realidade. Cada troca de olhar e pergunta dos visitantes reforçava o mantra coletivo:
“Aqui, somos donas do nosso destino.”

O espaço também sediou rodas de conversa sobre empoderamento feminino, com histórias inspiradoras como as de Lislene Cardoso (59) e Andréia Gomes (36), que mostraram como é possível transformar a própria realidade e deixar um legado.

As duas fazem parte do programa Donas de Mim, iniciativa da Sigma Lithium em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil, que já formou cerca de 2 mil empreendedoras no Vale do Jequitinhonha, beneficiando indiretamente mais de 10 mil pessoas. Por meio de um fundo de microcrédito, mulheres chefes de família receberam apoio financeiro e capacitação para iniciar ou ampliar pequenos negócios nas áreas de artesanato, alimentação e serviços.

Durante o evento, Andréia emocionou o público ao compartilhar como o programa mudou sua trajetória: vítima de violência doméstica, ela conseguiu recomeçar a vida com dignidade.

“Hoje trabalho com geleias artesanais e temperos gourmets. Mais do que renda, ganhei autoestima e liberdade para dizer ‘não’ quando preciso. O Donas de Mim me deu independência financeira e me ensinou que posso escrever uma nova história.”

Lislene, por sua vez, contou que usou o microcrédito para comprar materiais e investir no próprio negócio de artesanato — hoje reconhecido até fora do Brasil.

“Aprendi a precificar, a divulgar na internet… Hoje sou dona de mim. Consegui pagar a faculdade da minha filha com a renda do artesanato. Esse foi um sonho realizado. Se não fosse essa virada na minha vida, talvez ela não pudesse concluir o curso.”


Programa valoriza e fortalece o protagonismo feminino

“O Vale do Jequitinhonha é estigmatizado pela pobreza, o que acaba gerando baixa autoestima na população. Trazer para cá um programa de microcrédito inspirado em Muhammad Yunus — que deu certo na Índia —, adaptando à nossa realidade, contribui para melhorar a vida das pessoas e devolver dignidade”, destacou Aline Sena, primeira-dama de Araçuaí e madrinha do programa.

O Donas de Mim é hoje um dos maiores programas de microcrédito da iniciativa privada no país, como explica Camila Pontual, gerente de desenvolvimento socioeconômico da Sigma Lithium.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Embora estejamos em uma das regiões com o segundo pior IDH do Brasil, temos uma riqueza humana imensa. Este programa busca valorizar e dar protagonismo a essas mulheres, que produzem a verdadeira riqueza do Vale do Jequitinhonha.”

Desde junho, uma nova fase do programa beneficia 120 mulheres com microcrédito de R$ 2 mil cada — com carência de seis meses e 18 parcelas com juros reduzidos — além da capacitação de outras 500 participantes, por meio de cursos que vão desde empreendedorismo básico até oficinas práticas, como uso do WhatsApp Comercial e técnicas de embalagem para agregar valor aos produtos.

“Cada renda gerada por uma empreendedora retorna ao fundo, permitindo que outras mulheres ingressem no programa. É um ciclo virtuoso de empoderamento e multiplicação de oportunidades”, destaca Camila.

Algumas participantes já relataram convites para fornecer seus produtos a hotéis e restaurantes em Belo Horizonte e até no exterior, comprovando que o artesanato do Vale vem ganhando novos mercados.


Impacto local e perspectivas de expansão

O estande do Donas de Mim foi um dos espaços mais visitados durante o Lithium Business, atraindo o público e reforçando a visibilidade do programa como instrumento de inclusão produtiva feminina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Este evento é a vitrine que precisamos para mostrar ao mundo o talento e a resiliência das mulheres da nossa região”, concluiu Camila Pontual.

Com planos de expansão em 2026, o Donas de Mim já se consolidou como uma referência em ação social no coração do Jequitinhonha.

Veja também
- Publicidade -



Banner Campanha de Doação de Livros






Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!