
A prefeitura de Poços de Caldas respondeu ao Pedido de Informação do vereador Aliff Jimenes (PL), detalhando o funcionamento do veículo equipado com tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), utilizado na fiscalização do estacionamento rotativo (zona azul) no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o carro com tecnologia OCR tem como principal função monitorar as vagas rotativas por meio de câmeras de alta resolução e sensores infravermelhos. Capazes de operar mesmo com baixa luminosidade. O processamento das imagens são em tempo real e têm comparação com os dados do sistema, identificando veículos sem regularização. Caso o tempo de tolerância de 10 minutos expire e não haja saldo no sistema, um aviso de irregularidade é gerado.
Entre março de 2024 e maio de 2025, houve emissão de 64.438 avisos, dos quais apenas 7.442 apresentaram regularização. Uma taxa de cumprimento de cerca de 12%. A prefeitura informou que os autos de infração não distinguem se a origem foi, especificamente, pelo veículo OCR.
Sobre a ausência de notificações físicas nos para-brisas dos veículos, a pasta explicou que os monitores recebem orientação de realizar a entrega, mas que o acesso ao aviso também pode ser pelo aplicativo da zona azul ou por e-mail. Ainda assim, reconhece que podem ocorrer falhas operacionais pontuais.
Atualmente, a operação da zona azul na cidade conta com 53 monitores. A empresa EXP Parking, responsável pelo sistema, afirmou que mantém contratações contínuas de fiscais conforme a demanda e a rotatividade da equipe.
Em relação às falhas no aplicativo e nos parquímetros, a prefeitura reconhece a existência de problemas. E afirma que a empresa tem trabalhado na modernização dos sistemas e na ampliação do suporte técnico e presencial.