A prefeitura de Poços de Caldas instalou 32 novas botoeiras sonoras em semáforos para pedestres. A instalação foi em cruzamentos estratégicos do centro da cidade, como os das ruas Barros Cobra com Rio Grande do Sul, Prefeito Chagas com Rio Grande do Sul e ruas Rio de Janeiro com São Paulo.
Além das novas instalações, outras 28 botoeiras foram substituídas por estarem com danos. Seis delas devido a atos de vandalismo e as demais por falhas técnicas. Com a ampliação, Poços de Caldas passa a contar com 92 botoeiras sonoras distribuídas em pontos estratégicos da cidade.
Mais resistentes
São novos equipamentos com botões reforçados, mais resistentes ao uso contínuo e a tentativas de depredação. Assim, a medida visa reduzir a necessidade de manutenção e garantir maior durabilidade ao sistema.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Rafael Conde Maria explica que os novos botões ftiveram adaptação ao modelo já utilizado na cidade.
“Estamos utilizando botões mais robustos, que mantêm a funcionalidade dos equipamentos, mas com mais resistência e durabilidade. A substituição dos equipamentos danificados e a instalação de novos dispositivos reforçam, portanto, nosso compromisso com a inclusão e com a segurança de pedestres, principalmente das pessoas com deficiência visual”, afirma o secretário.
Vandalismo
Os dispositivos emitem sinais sonoros e vibração para orientar o momento seguro de travessia, garantindo autonomia a pessoas com deficiência visual ou auditiva.
Apesar do avanço, a prefeitura lamenta os episódios de vandalismo. Em junho, uma botoeira sofreu danos no semáforo entre o shopping, a rodoviária e o Centro Administrativo. Em maio, cinco botoeiras também foram destruídas na região central, gerando prejuízo de cerca de R$ 15 mil.
Desse modo, a administração municipal reforça que esses dispositivos são essenciais para promover uma cidade mais inclusiva e segura para todos.
A populaçãotambém pode colaborar denunciando casos de depredação ao patrimônio público pelos canais oficiais ou diretamente à Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.